quarta-feira, maio 06, 2009

Fui demitido!!!!!

Eeeehhhhhh... se alguém tava pensando que a crise não atingia as grandes empresas.... atinge, sim.
Apesar de estar bem empregado em uma grande empresa multinacional, já ter passado por todo o período de avaliação, ter recebido diversos elogios do chefe e estar totalmente ambientado com o trabalho... fui demitido.

Mas calma.. não precisam se preocupar.

Isto foi há um mês e meio atrás. Sim, me desculpem pela notícia um pouco atrasada, mas não quis postar sobre isto antes de ter algumas outras notícias para compartilhar.

Bem... vamos aos acontecimentos:

No início deste ano, já tínhamos recebido a notícia de que a empresa tinha tido um grande prejuízo no último trimestre de 2008..... tipo, "o gato subiu no telhado".

Depois fomos informados que o presidente iria se aposentar e um outro assumiria o seu posto. Detalhe: o cara vinha da Europa, e era conhecido pelos excelentes resultados com "reestruturação" de empresas...... "o gato se jogou do telhado".

Depois da posse do novo presidente, ele fez um acordo com os empregados que não demitiria ninguém antes de ver os resultados do primeiro trimestre de 2009. Se fossem bons, todos continuariam a trabalhar (será que ele achava que nesta recessão o resultado seria bom ou isto foi uma forma educada de dizer: "o gato caiu e está na UTI".)

Dito e feito.... em março, começaram as demissões. Não pensávamos que ele iria mexer com a área de tecnologia, pois era um departamento pequeno e com poucas pessoas trabalhando, principalmente no escritório de projetos. Resultado: ele EXTINGUIU o escritório de projetos: "o gato MORREU". Praticamente todos foram demitidos.

Como uma grande empresa que possui ações na bolsa, eles não poderiam fazer isto com muito barulho... por isto foram demitindo dia-após-dia.. um, dois, três funcionários por vêz.... (me lembrei da piada do prisioneiro leproso no campo de concentração nazista...).

Bem... numa segunda-feira logo no início da manhã, meu chefe chegou com a cara mais "santa" do mundo e me chamou junto com meu colega de trabalho para uma "conversa".

- Vocês sabem que a empresa está passando por uma reestruturação e alguns postos estão sendo extintos, e o de vocês é um deles... blá, blá, blá, blá, blá.

Bem, pra ser sincero eu não fiquei muito surpreso e nem muito preocupado. Não sei dizer porque, mas parece que eu já conhecia este "gato". Eles nos deram um pacote bem interessante de demissão, incluindo alguns meses de pagamento, férias pagas, seguro saúde por mais dois meses e contrataram uma empresa de assessoria para nos recolocarem no mercado.

Sem contar com o pagamento dos meses (é claro que a questão econômica é fundamental) esta assessoria de recolocação foi uma coisa excelente e que me ensinou muitas coisas sobre o mercado de trabalho aqui em Montreal.

Logo após termos conversado com a gerente do RH e com o representante desta empresa.. (chama-se André Filion para quem quiser se informar), eles nos pediram para separarmos nossas coisas e que poderíamos ir embora naquele momento.

Isto me deixou chateado. Parecia que estávamos sendo expulsos da empresa, quando na verdade estávamos sendo "sacrificados" por ela.

Não me deixei envolver sentimentalmente. Fiz minha malinha, me despedi dos colegas (que estavam com aquela cara de : "o que está acontecendo?", "será que serei o próximo?", "nossa!!! não esperávamos isto!!!".

Fui pra casa, tirei uns dois dias para descansar e pensar a respeito e bola pra frente que atrás vem gente.

No próximo post conto como começei a procurar empregos e algumas dicas muito interessantes que recebi sobre "retorno ao mercado de trabalho".

À bientôt.

PS. Só para não ficarem preocupados, vou contar o final da novela. Já estou empregado novamente. Mas recomendo lerem os próximos capítulos.

10 comentários:

Gleice Kelly disse...

Nossa graças a Deus deu tudo certo, aguardo os próximos capítulos. Quando vocêss virem aqui em Toronto nos avise pra gente marcar alguma coisa. Um abraço.

Peterson G Cristovam disse...

Olá, boa noite.

Participei da palestra de imigração há algumas semanas.
Conheci seu blog hoje, e gostei.
Estou aguardando o próximo capítulo.
Trabalho com T.I. também. Com Cisco.

Até Mais

Peterson

Unknown disse...

ufa... ainda bem que falou que já está em outra... mas é foda.. eu vi isso aqui no brasil.... agora, quanto a "ter que sair correndo"... por isso eu tento não deixar coisas pessoais no computer da empresa... e se me demitirem eu dou um "format c:" hahahahahaha

Cláudio disse...

Noooooooossa....
História MUITO parecida com a de "alguém" que eu conheço.... hehehehe!
Exceto que a extinção do meu departamento não foi feita aos pouquinhos, foi de uma vez mesmo. :P O resto ficou mais ou menos igual.

Minha novela ainda está em andamento!

Abraços,
Claudio

Lidiane disse...

Nossa, que susto, hein? Mas fico feliz em saber que já está empregado novamente! Isso aconteceu com a empresa que trabalho aqui no Brasil, no final do ano passado, foram mais de 30 pessoas demitidas no mesmo dia, véspera de Natal! Graças a Deus fiquei, só não sei até quando.. Aguardando os próximos capítulos, viu?
Abraços!

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Que pena que isso aconteceu, mas deu um alívio enorme saber que vc já está empregado novamente.
Conte logo o resto da história!
Abs

Pedro disse...

Uau Rogério, que complicação! Mas acho que como todos os outros amigos estamos felizes pela solução e aguardando as cenas dos próximos capítulos.

Abraços

.Mariana.Daniel. disse...

Can't wait!!!

E que bom que acabou tudo bem!

Abraços,
Mariana

Erisa disse...

Parabens!!!
Os proximos post estao maravilhosos... é isso aí!!!

Abracos,

Erisa

Zack disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.