domingo, maio 17, 2009

Procurando empregos - final

Desculpem o pequeno intervalo nesta história, mas na semana passada eu estive em Toronto para um congresso e não deu tempo de escrever nada. Mas, esta viagem será motivo de um post no futuro, mostrando algumas curiosidades desta grande cidade.

Bem, vamos ao final da história sobre o emprego.

Como eu disse nos posts anteriores, a minha saída do antigo emprego não foi motivada por um problema de trabalho, e sim, devido à mudanças estruturais na empresa. Por isto, fiquei tranquilo quanto à referências e informações que me pedissem sobre o motivo da minha saída.

Isto é outra coisa importante: eles verificam tudo. Se você disser que foi demitido, eles vão verificar. Se disser que teve algum problema, eles também vão verificar. Se você for solicitado para fornecer o nome de alguma pessoa como referência, só forneça nomes de pessoas que podem dar boas referências porque eles , COM CERTEZA , vão ligar para elas....

Eu me desliguei da empresa numa segunda-feira. Tirei uns dois dias para descansar e refletir um pouco sobre a situação e na quarta-feira já começei a minha nova profissão : "procurador de empregos profissional".

- Começei a verificar em todos os sites de empregos (Jobboom, workopolis, monster, etc) buscando vagas que foram publicadas nos últimos 45 dias... normalmente estas vagas ainda estão abertas.

- Depois começei a atualizar meu currículo em francês e em inglês. Também passei na biblioteca e peguei vários livros sobre como fazer um CV e a carta de apresentação.

- Entrei em contato com a empresa que eles contrataram para me ajudar na recolocação

- E dá-lhe a enviar CV e cartas de apresentação... surgiu uma vaga, eu enviava um CV.

Bem, não sei se desta vez por causa da minha experiência de trabalho, por ter tido um acompanhamento mais profissional de uma equipe de recolocação ou mesmo por sorte, eu não tive que fazer o mesmo esforço que fiz para conseguir o primeiro emprego.

Me lembro que na primeira vez, eu mandei mais de 200 CVs e cheguei a fazer umas 23 entrevistas (mais ou menos).

Desta vez, eu enviei uns 20 CVs e fiz 3 entrevistas e consegui uma vaga para fazer a mesma coisa que eu fazia (controle de projetos) em uma empresa de telecomunicações. Fiz duas entrevistas para esta vaga (uma com a recrutadora e outra com o meu futuro gerente), e eles gostaram muito do meu currículo e especialmente da minha experiência no cargo.

Apesar de nunca ter trabalhado em uma empresa de telecom, o serviço é o mesmo. Acho até que brevemente eles devem me passar outras atividades porque o gerente me disse que gostaria que eu utilizasse a minha experiência como gerente de projetos.

Já comecei a receber alguns trabalhos, mas começo prá valer na semana que vem.

Não sei se este é o emprego que eu quero ficar, até porque ainda estou enviando alguns CVs e tenho recebido telefonemas para entrevistas de cargos que eu já tinha enviado.

A minha procura continua, por enquanto. Mas pelo menos já tenho algo certo.

Como bom gerente de projetos, eu sempre faço um resumo das lições aprendidas ao final de um trabalho:

- Procurar emprego aqui no Canadá tem que ser levado muito à sério. Não dá para brincar com a sorte.
- Não pense que será fácil, mas posso garantir que se trabalhar com seriedade, persistência e coragem, tem emprego para todo mundo.
- Envie o máximo de CVs que puder.
- Pratique muito para as entrevistas.
- Procure melhorar sempre suas cartas de apresentação e seus CVs.
- Não desanime nunca.
- Não se subestime.
- Muito importante: procure se informar AO MÁXIMO sobre o seu mercado de trabalho e o como ser bem sucedido na sua busca de emprego. Tem muitos livros, empresas de recrutamento, recrutadores e pessoas que já passaram por isto que podem dar informações muito valiosas.
- Trabalhe para aumentar sua rede de relacionamentos.
- Confie nas suas habilidades e conhecimentos. Procure sempre demonstrar confiança. Eles gostam muito disto aqui.. até diria que eles admiram um pouco a arrogância de alguns.
- Se você acredita em Deus.... ótimo... faça suas orações.
- Se não acredita em Deus.... PASSE A ACREDITAR!!!!

No mais, boa sorte e bola pra frente.

Abraços.

6 comentários:

Lidia Barreiros disse...

Se não acredita em Deus.... PASSE A ACREDITAR!!!!


hehehehe boa dica!
:)

Unknown disse...

hehehehe... é tem que ter foco... ;)

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

O segredo é fé e a certeza de que com garra tudo vai dar certo.

E a vida segue...

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Rogério,

Mais uma vez, obrigada pelas dicas! Tenho uma perguntinha... vc disse que ainda não sabe se vai ficar na empresa onde está hoje. Se for sair, como é que isso é visto no mercado? As empresas ficam inseguras em contratar profissionais que passam pouco tempo no emprego? Pergunto isso, pois acho que é bem provável, no início, esse troca-troca...

Abraços,
Mariana

Ilha e Bibi disse...

olá!
comecei a acompanhar o blog de vocês pq gostei muito dos posts sobre empregos. Estamos iniciando no processo de imigração e toda informação é super bem vinda. Parabéns, o blog está super legal, além de trazer informações, é uma bela injeção de ânimo!
Abraços
Bibi e Ilha

Anônimo disse...

Rogério,

a paz do Senhor.
cheguei ao seu blog através de outros e esta sua série de posts sobre emprego ficou muito boa.
eu e minha esposa estamos no processo de imigração... não trabalho na mesma área que você, não pretendemos ir ao leste canadense (Edmonton provavelmente) mas gostaria de saber se é possível trocarmos alguns e-mails, mesmo sabendo que cada história de vida é diferente. um forte abraço e fiquem com Deus.

Tércio S. da Rosa
terciodarosa@yahoo.com