sexta-feira, outubro 24, 2008

Ensino Secundário - parte 02

Já contei um pouco da nossa experiência sobre escolas de ensino secundário aqui no Québec.

Ontem saiu a lista de classificação destas escolas. Esta lista está em sua 9ª edição e é publicada por uma revista chamada L'actualité. A lista está dividida em escolas públicas e escolas particulares.

Mais algumas informações sobre este assunto

* O ensino é por bairros... ou seja...se o seu filho for estudar em colégio público, ele será matriculado na escola mais próxima da sua casa. Não é uma questão de escolha...é a comissão escolar que faz esta seleção

* Caso você queira que o seu filho estude em outra escola, a matrícula tem que ser feita 01 (um) ano antes do aluno iniciar os estudos.. é isto mesmo... um ano antes, os pais devem junto com o filho procurar a escola para fazer a matrícula ou para fazer a prova de seleção no caso de algumas delas.

* Se você optar por matricular em uma escola particular ou uma pública fora do seu bairro, o seu filho perde alguns "privilégios" como por exemplo o transporte gratuito do ônibus escolar.

* Quando se é um imigrante recém-chegado , como nós, os filhos começam em classes de iniciação (Classe d'accueille). Nestas turmas, os jovens aprendem o francês, matemática e outras matérias para futuramente se integrarem às turmas "normais". O problema é: NÃO SÃO TODAS AS ESCOLAS QUE TEM CLASSE DE INICIAÇÃO. As escolas mais bem classificadas no ranking não tem este tipo de sala e por isto não aceitam alunos que não falem fluente o francês e/ou o inglês dependendo da escola.

* Existem escolas francófonas, anglófonas e bilingues. A maioria das escolas são francófonas, mas aquelas em que o idioma principal é o inglês, também tem aulas de francês. A diferença é que nas escolas anglófonas não se aprende tão bem o francês como se aprende o inglês em escolas francófonas (isto é o que me disseram!!!!!!!!)


Bem, agora algumas opiniões pessoais....

* Nossos filhos tem estudado em uma escola que não é bem classificada, mas estamos gostando muito da escola e eles estão aprendendo francês muito rápido.

* É muito importante os pais fazerem um planejamento À LONGO PRAZO para o futuro educacional dos filhos. Aqui os pais começam a pensar na faculdade quando os filhos ainda são bebês....Aqui é muito complicado fazer as coisas de última hora.

* Mesmo que algumas pessoas digam que "tem que ser assim", não aceitem as informações exatamente como elas chegam. Muitas vezes nos disseram uma coisa e quando fomos verificar era diferente. Por exemplo: falaram que os filhos de imigrantes teriam que ficar durante 30 meses em classes de inicição...bem, depois de 3 meses eles já estão fazendo testes para entrarem nas classes normais.

* Informação é a chave do sucesso..... quando mais bem informados estivermos, melhor. O problema é que nem sempre a informação é fácil de se conseguir ou acessível. Sobre este assunto de educação, cada escola tem "mais ou menos" uma certa autonomia e por isto eles fazem algumas regras próprias. Por isto é importante os pais fazerem uma pesquisa BEEEEMMMMM detalhada sobre qual escola deseja matricular o seu filho.

À bientôt.

Um comentário:

Camila disse...

É isso mesmo amigos! estamos aqui em peregrinação e planejando para qual escola queremos que a Lara vá ano que vêm. ë muito difícil escolher a escola, o programa específico e ainda ter que ver tudo isso com 3 meses de Canadá. Este será o terceiro domingo que estamos visitando escolas de todo o tipo. Mas uma coisa é certa:
primeiro devemos escolher a escola e depois procurar onde morar, é difícil conciliar isso no começo mas, com o tempo, vamos entendendo cada coisa que escutamos antes de vir.
Um abc,
Camila