segunda-feira, julho 20, 2009

Brasileiros aproveitam política e viram 'imigrantes de luxo' no Canadá (parte 2)

Continuando o assunto….

Dei uma olhada nos comentários que foram postados no site do Globo.com com relação à reportagem sobre imigrantes no Canadá e tirando aquelas que são totalmente infundadas, pode-se observar algumas coisas interessantes.

Imigrar não é fórmula de sucesso para ninguém.


Não existe quem tenha imigrado e que não tenha ralado muito para conseguir seu lugar ao sol. Alguns mais… outros menos.

Mas o que eu observo é que muitos imigrantes se preparam para este grande passo e outros não. É claro que a quantidade daqueles que conseguem se adaptar rapidamente é maior com relação àqueles que se prepararam.

Vou filosofar um pouco :

O que significa imigração?

Pela definição significa você sair do seu país para ir morar em um outro. OK. Esta é a definição.

Mas eu vou subdividir esta definição em outras categorias.

- Imigrante ilegal : aquele que não segue os processos legais de imigração. Geralmente volta arrependido. Conheço pessoas que estão morando ilegalmente nos EUA há vários anos e não conseguem voltar para casa. Outros, batalharam e conseguiram se regularizar. Coisa rara.


- Imigrante temporário : aquele que já sai do país pensando na data da volta. Este geralmente tem um objetivo específico à curto e médio prazo, seja ele financeiramente, cultural, etc. Não estou incluindo estudantes.

- Imigrante refugiado : gracas à Deus não conheço nenhum brasileiro nesta categoria. São aqueles que vem de países em guerra ou conflitos políticos graves. Já ouvi histórias aterrorizantes aqui sobre estas pessoas em seus paises.

- Imigrante sonhador : aquele que acha que vai sair do Brasil para ir pro paraíso. Acha que tudo é bom, todos são bons, tudo funciona, tudo é perfeito no novo país. Este se decepciona rapidinho e volta com o rabo no meio das pernas.

- Imigrante indeciso : aquele que diz “vou ver no que vai dar”. Normalmente dá em frustração.

E existem aqueles que mesmo planejando, fazendo tudo direitinho não conseguem se realizar ou se adaptar no novo pais.

Esta questão de adaptação tambem tem vários subgrupos :

- Não se adaptaram ao estilo de vida (ví pessoas voltarem porque não conseguiram arrumar uma empregada para trabalhar em casa… aqui não existe isso)

- Não se adaptaram à cultura (pessoas que não aguentam ficar longe do churrasquinho no final de semana e dos pagodes sabado à noite)

- Não se adaptaram à falta de amigos e familiares (este é complicado… realmente fazem falta)

Afinal, o que faz uma pessoa ter sucesso em sua imigração???



Até o próximo post.

11 comentários:

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Rogério e Luciane,

Também li alguns comentários no site G1... Tem um pouco de tudo, não é mesmo?

Desde que estou nesse processo, e isso já faz 2 anos, sendo que o primeiro foi só focado no idioma, percebi que há grandes diferenças nas atitudes dos imigrantes em função de suas idades:

- os mais novos, na maioria dos casos que vi, se preparam menos e estão mais dispostos aos riscos;
- os mais velhos, preparam-se melhor e não tem aquela pressa da juventude.

Li uma vez num blog que para ter sucesso era necessário saber calcular os riscos. Cada vez mais concordo com a pessoa que escreveu isso!

Abraços e sucesso!

Marcos
J'm'appelle Caillou

Wellington Gomes disse...

tô sabendo que vc comprou o wii.... e que disse que ia me dar um coro... tô esperando... kkkkkkkkkkkkkkkkk
abração

Unknown disse...

Muito bom seu comentário, eu completaria dizendo que o jornalismo no Brasil em geral é fraco, vago e sem noção. a impressao que dá é que todo mundo pode ir e vai se dar bem. Ilusao das pessoas que escrevem sem conhecer o imigrante e sem conhecer o processo. Infelizes estes que perderam seu tempo para escrever futilidades.

Marquinho, Geo e Davi disse...

oa eu morri de rir com os tipos de imigrantes??? Mas cadê o seu caso e o meu caso? kkk Olha guarda o Wii ai pra eu dar um couro em vc e no Wellington.

Brandon Segal disse...

Really it's very good helping process
to help whos are interested to immigrate.

" Quebrando o gelo" disse...

Oi amiga, olha, obrigada pela passada lá no blog via... A Martha, autora do texto, me inspirou em sair do luto de escrever no meu blog...hehehe...
Amiga, vc percebeu quem estava na foto desta reportagem dos "Imigrantes de luxo"? Nada mais nada menos que o gaiato do meu marido e as minhas crias...hehe.. Figura o Fabiano dando entrevista... bjs
Savana.

Ubirajara disse...

falaaaa!! estamos felizes viss.. agora é só organizar nossa ida bem com calma e planejamento. Tomara que dê tudo certo!
Depois queria conversar com vc só pra clarear a mente e botar a conversa em dia.
Pelo menos vamos comer nossa buchada logo logo!! huahuahauhauha
Grande abraço!!

Entro em contato breve!

HKCabral disse...

Gostei muito do que postaram do Blog, eu me mudei para o Canada quando ainda tinha 15 anos logo regresei com 18 e retornei em 2007 posso dizer que nesse vai e vem de Canada - Brasil conheci varios tipos de Brasileiros entre outras nacionalidades que se enquadram nos diferententes tipos de imigrantes aqui citados , bom eu posso dizer por mim que ja fui de todos os tipos um pouco, logo quando minha familia imigrou , viajamos sem tomar as devidas providencias em relacao aos documentos, logo tivemos enorme dor de cabeca em todos os sentidos, recomendo que proucure se legalizar antes da saida do Brasil !! bom parabnizo vcs pelo blog , muito interesante e informativo ! ! Abraco

Alberto disse...

Tudo bem?
Chegaremos a Montreal dia 28/05/2010 e agora estamos tentando descobrir o melhor jeito de conseguir um AP. Somos um casal e um Studio já está bom demais. Estamos escrevendo nos blog que acompanhamos para que se possível nos enviem sugestões, idéias, opções e qualquer informação útil!
Obrigado!!

jr disse...

Cade o imigrante que se adaptou e viveu feliz para sempre???

Muito bom seu blog!

Anônimo disse...

Oi Rogério,

Obrigado mais uma vez pelas palavras incentivadoras!
Ainda bem que nossa familia canadense está sempre presente quando precisamos, e quando não precisamos também! Obrigado irmão! :)
Olha, agora que me dei conta que vai fazer um ano que não faz uma postagem né?

Abração a todos!