quarta-feira, março 16, 2011

Acabou....

C’est fini…. It’s the end…. ACABOU.

Depois de um longo tempo sem postar, este blog morreu pour insuficiencia de dados.

Na verdade, nao foi exatamente por isto. O objetivo inicial era compartilhar nossas experiencias e primeiros passos durante nosso processo de imigraçao. Esta semana completamos 3 anos que estamos morando no Canada e muitas coisas aconteceram neste periodo.

Algumas ficaram registradas neste blog, outras nao. Mas o mais importante é que a vida continua.

Durante este periodo aprendi muitas coisas, vivemos muitas experiencias e conquistamos nosso novo espaço.

Nem tudo que planejamos aconteceu como queriamos. Tivemos muitas decepçoes. E tivemos muitas boas surpresas também.

Valeu a pena? Bem, esta é uma pergunta muito pessoal. Pra mim, esta valendo muito a pena.

O saldo tem sido positivo. Se considerarmos que em mais de 25 anos de Brasil eu nao consegui o que consegui aqui em apenas 3 anos, eu diria que o futuro é bem interessante para mim.

Normalmente, nos meus posts eu costumo apresentar um fato e expor a minha opiniao. Neste aqui nao vai ser diferente.

IMIGRACAO
- Nao é pra qualquer um
- Nao é o sonho que vc pensava
- Nao é a solucao de todos os seus problemas
- Nao pode ser uma fuga
- Tem que ralar muito
- Tem que ser flexivel com a realidade
- Tem que mudar seu modo de pensar
- Tem que recomecar tudo de novo
- Tem que aceitar os desafios
- Tem que ser mais um objetivo na sua vida
- Tem que engolir muito sapo
- Tem que reaprender a viver.

CANADA
- É um pais como qualquer outro
- Tem corrupçao
- Tem violencia
- Tem problemas
- Tem discriminaçao
- Tem boas escolas
- Tem bom transito
- Tem muito imigrante
- Tem tolerancia sexual
- Tem tolerancia a drogas
- Faz frio
- Faz calor
- Enche de folhas no outono
- Enche de neve no inverno
- É meu novo pais de residência e de cidadania.

FAMILIA
- É a base da sua vida
- É importante para o seu sucesso
- Tem sonhos e planos que nao necessariamente sao iguais aos seus
- Tem sentimentos e vontades proprias
- Amo muito a todos

AMIGOS
- Minha segunda familia
- Alguns decepcionaram
- Alguns supreenderam
- Alguns ajudaram
- Alguns atrapalharam

CONQUISTAS
- Novos amigos
- Filhos com formaçao fundamental
- Filhos que sao bilingues
- Emprego
- Casa
- Meu cachorro (ainda vai chegar)
- Viagens
- Meu carro

BRASIL
- Boa sorte.

SALDO FINAL: Contente e realizado. Me sentindo um vitorioso. Ainda tem muitas coisas para conquistar, mas desistir: JAMAIS.

Àqueles que acompanharam este blog, eu desejo muito sucesso, muitas felicidades e muita paz.

Para a minha familia e para alguns pouquissimos amigos (que sao parte da minha familia) eu irei comecar um outro blog para compartilhar nosso dia a dia. Por favor, nao peçam para serem inclusos no meu novo blog... ele sera bem restrito e somente eu irei convidar aqueles que irao segui-lo. Motivos pessoais.

Entao, a gente se vê por ai...... So, see you somewhere.....Alors, nous voyons dans quelque place.....

8 comentários:

Carlos Henrique disse...

Valeu Casal, muito obrigado por compartilhar a real experiência de uma mudança tão radical e importante na vida de voces.
Por favor me incluam no seu próximo blog.

Um abraço,
Carlos Henrique

Anônimo disse...

Parabéns pelas conquistas meu amigo. Tudo de bom para toda sua família !!! Vocês merecem...

Boa sorte e sáude sempre.

Forte abraço,

Valdery Junior

Leslie disse...

Acompanhei o blog, postei alguns poucos comentários, mas percebi muita lucidez nos posts.
Só posso desejar mais felicidade, mais bênçãos de Deus para vocês.
Ainda espero, quem sabe, poder conhecê-los pessoalmente!!!

abraços
Leslie

Unknown disse...

Voce tem razao.
Tambem completei tres anos aqui em Vancouver e cheguei praticamente as mesmas conclusoes que voce. mas tem valido a pena;lutar, mudar, ser mais arrojado, aprender todo dia.
Uma coisa que aprendi lidando com os canadenses e que eles nao gostam de pessoas que falam mal de seu pais de origem; Eles interpretam que se voce nao gosta do seu pais, porque iria gostar do dele.
Boa sorte a voces e aos que estao vindo.
Be strong
Giovane

Rosy disse...

Como vcs estão, como foram parar aí :)
Acostumaram-se com o clima???

Rogerio e Luciane disse...

Olá Rosy...
Fico feliz que o nosso blog ainda é lido por alguém..rsrsr

Sobre o nosso percurso até aqui, recomendo que leia os postes no inicio do blog que contam bem a nossa historia.

Sobre o clima, é uma questao de adaptacao... a gente se adaptou bem embora continuemos a preferir o calor ao frio.

Caso precise de alguma informaçao, pode escrever diretamente para o meu email : rogeriopmanso@gmail.com

Abração
Rogério

Unknown disse...

gostei do tua avaliação de Canada acho q sempre q for a imigrar a qualquer lugar do mundo tem seus pontos positivos e pontos negativos.. mais acho q se vc e a sua familia estao bem e conseguem realizar o seus sonhos ja e suficente pra dizer q esta otimo... eu estou a 3 anos no brasil e ainda nao consegui realizar minha parte profecional como eu quero..vou a imigrar pro Canada e por minha experiencia a gente nao pode ter a expectiva de q tudo e super legal porque caer na real doi!! parabens pela escolha de ter ido pra la.. brasil esta cada dia pior!!

Anônimo disse...





Prezados Senhores(as),

Falo de Santa Catarina e por alguns anos residi na

Inglaterra, Londres. Torna-se uma pretensão; cada vez mais

forte, retornar ao exterior para realizar algum curso de

especialização na minha área. (Português - Inglês)

(Docência). O Canadá passa a ser uma opção à esta finalidade.
Com todo respeito, solicito o envio de um email especifico

para um contato futuro.
Caso possam atender meu pedido, desde já agradecido. E talvez

- em fase de planejamento - a divulgação de um blog para

brasileiros que estejam planejando sua viagem ao exterior.

Aguardo contato no email indicado.

Muito obrigado e felicidades à todos.

Fernando Tavares

www.tavarestraducoes.com.br