sábado, março 14, 2009

1 ano, 365 dias, 8760 horas, 525600 minutos

Às 06:45 do dia 14 de março de 2008 eu e a Lú estávamos colocando os pés pela primeira vez em solo canadense.

Desse dia até hoje posso afirmar que foi o ano mais longo da minha vida...rsrsr

Parece que neste período a gente fez o que não conseguiria fazer em 10 anos em condições normais de temperatura e pressão. Logo, podemos concluir que a temperatura e a pressão aqui no Canadá são muito diferentes.

Inicialmente pensei em fazer uma retrospectiva.... bem, é só dar uma lida nos posts anteriores.

Depois eu pensei em fazer uma lista do que gostei e do que não gostei no Canadá... bem, isto é muito pessoal. Vai de pessoa para pessoa.

Também pensei em relatar algumas experiências que não colocamos no Blog, por falta de tempo, por falta de interesse ou mesmo por falta de assunto... bem, já passou.

Finalmente resolvi o que vou escrever sobre este primeiro ano.

"Imigrar não é pra qualquer um."

É um recomeço que nem todos vão conseguir, mas acho que todos aqueles que um dia tentaram este recomeço não podem dizer que não tiveram um grande aprendizado.

Depois deste um ano aqui podemos dizer que conseguimos passar por este primeiro desafio, que é o reinício da vida em um novo país. Emprego já não é um problema (e espero que continue não sendo), as crianças estão estudando, o idioma tem melhorado dia a dia (mas ainda falta muito para ficar fluente), a nossa vida já tem uma pequena rotina e nossa saúde está ótima (mesmo com o inverno que experimentamos pela primeira vez).

A sensação que tenho é de vitória. É uma sensação boa, pois conseguimos quase tudo o que conseguimos por nossos próprios méritos. Não estou dizendo que não tivemos ajuda de várias pessoas... é claro que ninguem consegue nada na vida totalmente sozinho... muitos amigos nos ajudaram e claro, nossa família.

Mas quero dizer que não tivemos padrinhos, não tivemos dinheiro sobrando, não tivemos atalhos, não tivemos informações privilegiadas, nada disto. Tudo o que reconstruímos foi com esforço, trabalho, dedicação, coragem, esforço, um pouco de teimosia e fé em Deus.

Nossa vida aqui, posso dizer, está melhor do que estava no Brasil. Moramos melhor, nos locomovemos melhor, nossos filhos estudam melhor, meu trabalho é melhor e nossos sonhos parecem ser mais plausíveis de serem realidades um dia.

Tem um pequeno detalhe: ainda sentimos e sentiremos muitas saudades dos queridos que estão no Brasil. Isto acho que vai demorar bastante para nos adaptarmos.

Este ano que passou tivemos a visita do meu pai e do meu irmão que nos ajudou a diminuir esta saudade. A Lú infelizmente está só com as imagens da internet, mas temos certeza que neste segundo ano receberemos também a visitas de seus familiares.

Outras coisas que também nos fazem falta: churrasco, guaraná, coxinha, pastel, comida caseira, etc (parece que é só de comida que sentimos falta...rsrsr).

Outras coisas não nos fazem falta: a violência urbana, as notícias de corrupção, as novelas, o BigBrother, a falta de perspectiva futura que tínhamos no Brasil...

Estamos bem... comemoramos este ano em um típico restaurante Brasileiro.... comemos pastel, tomamos guaraná, açaí, goiabada... quase tudo o que tínhamos direito.. e voltamos para a nossa vida canadense.

Se tivesse que pedir uma coisa gostaria de pedir ao Papai do Céu que neste próximo ano a gente continuasse a ter saúde, força de vontade, inteligência e paciência para podermos avançar mais um degrau nesta escada rumo à nossa total adaptação.

A todos que nos ajudaram direta ou indiretamente o nosso muito obrigado e o nosso carinho.

Aos próximos capítulos......

11 comentários:

Ninha, Doane e Christal disse...

Oi Pessoal.
Primeiramente meus parabéns pela vtória , e podem apostar que com essa visão e ponderação, o segundo ano virá melhor ainda, pois como vc mesmo mencionou Rogério, foi a fase de adaptação e agora vcs caminharão dentro do que ja observaram. Queremos desejar tudo de bom, que venham muitas realizações pela frente.
Com certeza força de vontade e preparação fazem do novo imigrante um vencedor. E essas coisas a gt não encontra na esquina não é mesmo ?
Parabéns a todos. Vcs merecem.

Um grande abraço,
Ninha e Do

Sandro e Família disse...

Rogério e Família

Parabéns pelo primeiro ano da nova vida em terras canadenses e ficamos felizes por todas as conquistas que relatou.

Temos certeza que o primeiro ano é o mais difícil, e que daqui pra frente começarão a colher os frutos dessas conquistas.

Continuaremos por aqui torcendo e acompanhando.

Abração

Camila disse...

Que legal este post!

Nao tinha jeito de ser diferente, a garra e o planejamento sempre foram características bem marcantes de vcs dois. O resultado disto é sucesso.
Que Deus encha o coração de vcs de satisfação e que consiga colocar no espacinho da saudade uma alegria imensa e certeza que mesmo de longe, suas conquistas estão deixando o coração dos que amam menos apertados.
O sucesso de vcs enche nosso coração de alegria, afinal, vcs fazem parte da nossa estoria tb.
beijos,
Camila, JR, Vitor e Lara

Lidiane disse...

Parabéns pelo primeiro ano!!!Ficamos muito felizes em saber que vcs estão conseguindo realizar os seus sonhos caminhando com os próprios pés, e isso nos impulsiona cada vez mais a seguir no nosso sonho!
Tenham certeza que vcs merecem todas as coisas boas que têm acontecido, pois vcs trilharam esse caminho e se esforçaram muito para isso acontecer!
Abraços e que venham 2,3,4,5,10,50 anos!

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola turma,

Nossa, mais do que parabéns a vcs!!! Pois vcs merecem mesmo! Ficamos felizes de ter conhecido vcs e ter podido acompanhar um pouco mais de perto esta etapa de vcs!
Agradeço vcs também pela força que nos deram, não esqueçeremos, viu!

Precisamos combinar um novo pique nique aqui no parque!!!

Bjo pra vcs,

Pri, Mau e JP.

LiliX disse...

É isso aí...
Fé em Deus e pé na tábua...

Beatriz disse...

Muito obrigada pelo post! Ele é muito inspirador para quem está começando esse caminho agora!

Parabéns por todas as conquistas e continuem com muita força!!

Abraços!

Jão disse...

Parabéns pelo aniversário de 1 ano, que seja o primeiro de muitos.

É complicado estar distante, fazendo mil pesquisas e por mais que esteja preparado, sempre bate aquela insegurança, mas eelatos assim nos ajudam muito, fazem a gente ter esperança que assim como vocês, podemos vencer também com nossos próprios méritos.

Abraços

João e Claudia

Sweet Canadian Life disse...

Meus Parabens!!! Muito bom o seu post. E' o que eu sempre falo: IMIGRAR NAO E' PARA QQ UM!
O inicio e' muito dificil e apesar das conquistas a gente sente muita saudade dos familiares... Eu acho que saudades voces sempre vao ter, mas com o passar dos anos voces se acostumarao a viver longe. Se voces puderem ver as pessoas que voces amam pelo menos 1 vez por ano, ou indo ao Brazil ou eles vindo pra ca', ja' ajuda bastante.
Nesse 11 anos de Canada, tenho que confessar que nao deixei de ligar pra minha mae 1 dia sequer. Claro, que as vezes esqueco, mas ela liga todo preocupada perguntando porque eu nao liguei :-)
Abracos e parabens a familia!

Manu disse...

Êêêê ja tem um ano, gente!! O tempo voa!! =D Parabenssssss!!! Sucesso (ainda mais!) para vcs todos, vcs merecem.
Grande beijo.

Leslie disse...

Só posso dizer parabéns e oro a Deus que Ele continue abençoando vocês!
Imagino o tamanho desse ano pra vocês, mas sei que a satisfação da vitória é muito maior!

abçs

Leslie, Dilaine e Davi