segunda-feira, novembro 24, 2008

Fim da francisação

O fim de mais uma parte da francisação. Pois é, terminei o nível 3 e inicio a escrita em janeiro de 2009. O tempo voou nestes meses que fiz a francisação. Foram 5 meses realmente cansativos, tentanto conciliar muitas coisas ao mesmo tempo. Mas estou satisfeita com o progresso que tive no idioma e também pelas belas amizades que fiz neste período.

Aqui recebendo o certificado de conclusão do curso.

Nossa despedida com um almoço muito divertido.

2a. semana de curso no nível 2, da esquerda para a direita: Monitrice Andre-Anne (uma professora espetacular, muito dedicada e carinhosa), Noelia (Uruguai), Rim (Síria), Desireé (México), eu (Brasil) e Nayive (Colombia).

A turma completa no nível 2 e que continuou sendo no 3 também. ¨Un mélange culturel¨. Québec (Profe), Chinês, Rússia, México, Arábia, Filipinas, Uruguai, República Dominicana, Colombia e Brasil. Bem, quem sabe nos reencontraremos no francês escrito, n´est pas?

Um abraço especial para todos os meus amigos e professores. Todos foram muito especiais para mim neste momento de adaptação. Aprendi, ri e chorei muito. Tive relatos de vida que se comparado ao meu, o meu é um grão de areia perto deles.

Agradeço a Deus todos os dias pela minha saúde, pelo maravilhoso marido que tenho, pelos meus filhos saudáveis e inteligentes, pelos meus amigos de perto e de longe, pela minha família que está no Brasil.

¨Ça fait presque neuf mois que je vis au Canada avec ma famille. Je peux dire qui ça vaut la peine d'être ici¨.

À bientôt :)

9 comentários:

valeriadduarte disse...

Parabéns amiga,

Realmente nós sabemos como é difícil conciliar estudo, casa, marido, filhos enfim, tudo! Mas somos bem mais fortes que pensamos que somos, e essa é a prova que conseguiremos vencer aqui!!!!!!!
Vc merece chegar no topo do mundo!
Meus parabéns!
E que venha o francês escrito!

Beijocas e aproveite as férias :)

Valéria

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Salut Lu!!!

Félicitations!!!

Maintenant il faut que tu te reposes beaucoup puisque le français écrit c'est un mélange de tout qu'on a appris à la francisation!!!!
Je suis au français écrit au Cégep du Vieux Montréal et je vais le finir dans 3 semaines!!!
Comme toi, j'ai vu mon progrès, c'est pour ça que aujoud'hui je peux t'écrire ce commentaire, en français!!!


Je te souhaite bonne chance....

Bisous,

Pri.

Thaís disse...

Salut mon amie!!!
Parabéns pela conclusão de mais esta etapa das suas vitórias...
Como andam as coisas por aí? Depois queria algumas dicas suas sobre o que pesquisar melhor, já que temos a mesma área profissional e agora com o CSQ em mãos quero adiantar todas as coisas. Ai que frio na barriga!
Bjos
Thaís

Jão disse...

Parabéns pela finalização do curso.

Realmente me encanta essa possibilidade de integração com as mais variadas culturas, coisa que aqui no Brasil é impossível de ocorrer.

Abraços

Jão e Cau
http://brincandonogelo.blogspot.com

Unknown disse...

Parabens Luciane por essa etapa concluida...da pra ver quanto falta para mim que acabei de chegar aqui...em fevereiro terei meu inicio na francisation..muito a percorrer pela frente!
Mas com certeza tudo vale a pena sim !!!
Bom descanso...deve saber que somos vizinhas,ne!bjs

Qjones disse...

Ola Lu !
Parabens pela conclusao da francisacao ! Arrebentou !
bjao

Vinicius e Karina

" Quebrando o gelo" disse...

Parabéeeeens atrasado amiga!!!
E olha, só uma perguntinha... Como é ser a mais bonitona da turma hein?
bjs querida!
Savana.

Marina disse...

Oi Lu, A neve ai é encantadora, pena que demore...... estou muito feliz que esta tudo bem por ai!!! passei o e-mail do rogério e os seus telefones para uma grande amiga minha que esta imigrando para ai! Ela chega em janeiro, vcs vào gostar dela! Ela já morou ai, mas esta precisando de ajuda nas coisas práticas do dia a dia....queria te pedir para dar uma forcinha para ela, seu nome é mariana!!!
beijos
Marina

Juba e Dea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.