quarta-feira, março 19, 2008

Primeiro post em terras canadenses

Chegamos!!!! …. Finalmente estamos em Montreal

Desculpem a demora em postar as notícias, mas desde que chegamos a correria tem sido imensa. Acho que isto acontece com todo novo imigrante.

Mas temos que assumir… se não fossem os nossos ggrraaannnddddessss e qqqquuuueeeerrrriiiidddddoooosss amigos Manu e Alexandre, não conseguiríamos fazer nem a metade das coisas que já conseguimos fazer. Taí uma grande verdade : Quem tem amigo, não morre pagão. Valeu Manu e Alexandre.

Mas vamos tentar contar um pouco o que vivenciamos nestes últimos meses. Mas vamos fazer isto em partes para não cansar. Ahh e também não vamos entrar muito em detalhes para não ficar muito grande.

Exames médicos

  • Nossos exames foram realizados em Curitiba.
  • O médico era um senhor bem velhinho e muito simpático, mas quem mandava mesmo era a auxiliar
  • O lugar era minúsculo. Nem parecia uma clínica autorizada pelo governo de Quebec
  • Durante a consulta, toda hora o médico perguntava para a auxiliar : e agora, o que temos que fazer?
  • No final eles nos disseram que estava tudo bem…… MAS….
  • No dia seguinte me ligaram para refazer o raio X. Detalhe : já tínhamos voltado para Blumenau. Resultado : Mais R$ 200,00 para voltar para Curitiba e refazer o Raio X. Pronto… vamos aguardar.. MAS…
  • Agora o Rogério precisava de consultar um especialista, pois tinha aparecido uma manchinha que poderia prejudicar o resultado…. Resultado : Mais R$ 200,00 para o especialista. Detalhe : o parecer foi feito em um inglês que nem analfabeto faz pior.
  • Pronto. Exames feitos… voltamos a esperar pelo pedido de passaportes

Pedido e recebimento dos Passaportes

  • Não demorou muito para pedirem os passaportes.
  • Mandamos para São Paulo os passaportes e alguns dias depois eles chegaram no Rio de Janeiro (nesta época já estávamos no Rio). Vejam as fotos no post anterior.

Viagem pré-imigração

  • Para descansarmos um pouco e nos prepararmos para a nova vida, nos demos de presente um cruzeiro até a Argentina, passando por Punta del Leste, Ilha Bela e Santos.
  • Só temos uma coisa a dizer…. Vale a pena!
  • O navio era imenso… tiramos muitas fotografias durante a viagem, mas ainda não organizamos o nosso album. Aguardem que brevemente iremos mostrar todas as fotos. Por enquanto, fiquem com uma amostra…

Viagem para o Canadá

  • A saída do Rio foi muito emocionante. Estávamos muito ansiosos. Nosso vôo saiu na hora do almoço com destino a São Paulo.
  • Tentamos não levar excesso de bagagem, mas não deu. Quando fomos pesar as malas tínhamos passado uns 12kg. Sem contar que estávamos com uma mala a mais
  • Conversa vai… conversa vem.. . e a atendente da TAM libera a bagagem sem cobrar o excesso. Primeiro erro : Não tentem burlar as regras, que uma hora vai se pagar o preço
  • Conseguimos ainda que a atendente, despachasse as malas direto até Toronto. Isso iria nos poupar um grande trabalho em SP.
  • Vôo foi tranquilo… chegamos na hora.
  • Fomos até a Receita Federal para fazer a Declaração de Saída Definitiva. Novidade : fomos informados que não precisávamos fazer a declaração, visto que não tínhamos intenção de voltar. Beleza… um documento a menos.
  • Esperamos até a hora do check-in. Três horas antes, abriram os guichês.
  • Chegamos lá e já tinha uma fila enorme.
  • Quando fomos atendidos , veio a surpresa : O atendente disse que não poderíamos viajar sem pagar o excesso de peso. E ainda teríamos que abrir uma das malas para diminuir o peso.
  • Moral da história : uma hora e meia depois, tivemos que desfazer uma das malas e colocar parte em uma caixa que foi despachada como excesso de peso. Custo da enrolação : dois volumes em excesso.
  • O vôo para Toronto atrasou uns 20 min. Durante a apresentação, ficamos sabendo que não teríamos nem cinema, nem televisão, nem rádio, nem nada. O sistema de audio-visual do avião estava quebrado.
  • No dia seguinte, o capitão pediu desculpas e disse que poderíamos reclamar e pedir uma compensação pela falta do vídeo.

Chegada em Toronto

  • A chegada em Toronto foi bem tranquila. Tivemos a primeira visão do inverno canadense.
  • A passagem pela imigração também foi bem tranquila. Apresentamos os nossos documentos e eles nos orientaram sobre quais seriam os nossos primeiros procedimentos para conseguir o restante da documentação. O atendimento foi muito bom, o pessoal é bem tranquilo. Conseguimos nos comunicar tranquilamente.
  • Aqui tivemos um das nossas primeiras decepções. Uma das nossas malas estava rasgada. Conversamos com o representante da companhia e ele nos informou que quando chegássemos em Montreal, poderíamos fazer uma queixa que seríamos ressarcidos. NÃO FOMOS. Ao chegar em Motreal, os atendentes nos mostraram um documento dizendo que se a mala está com excesso de peso, qualquer avaria não será da responsabilidade da companhia. Bem, não confiamos nisto e vamos, mesmo assim, enviar uma carta para a Air Canadá com a foto da mala para vermos se conseguimos alguma reparação.
  • Perdemos o vôo para Montreal por causa do atraso. Sem problemas. Fomos no guichê da Air Canadá e remarcamos a nossa passagem. Tem vôos de hora em hora. Sem burocracia.
  • Uma hora depois, já estávamos em um avião da Air Canadá voando para Montreal. Desta vez, com os monitores de vídeo funcionando perfeitamente.

Chegada em Montreal

  • Continua no próximo post….aguardem.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá CAsal!!
Estamos muito felizes em receber notícias suas...
Estamos na torcida por vocês...e não deixem de mandar notícias...

Ah...adorei a camisa Brasilia Canadá na foto.....kkkkk..

Um grande abraço!
Josafá e Bianca

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Olá,
Que bom que tudo está correndo bem...
Aguardaremos o próximo post, estamos ansiosos para saber como é os 1os dias por ai. Logo é a nossa vez
Priscilla.

Wellington Gomes disse...

que beleza....
depois me passem o telefone de vcs para que possamos ligar
abraço

Leila e Júnior disse...

Oi, Rogério e Luciane.

Tudo bem? Acho que ainda não havia deixado recados aqui. Descobri o blog de vcs pesquisando num dos blogueiros e já adiconei ao nosso, certo?

Li todo o blog e só tenho uma coisa a dizer: estão de parabéns, pelo layout, pelas informações, pela persistência e planejamento do processo (até aproveitei seu modelo para criar o nosso), vistos merecidos!!! E mais uma coisa, claro, parabéns por já estarem em Montreal.

AH! Vcs tb conhecem a Manú e o Alexandre? Eu a conheci quando fui a Brasília em 2006, ela é super gente boa e está dando a maior força pra gente (aliás se tivesse seguido os conselhos dela, já estaríamos aí em Montreal, rss). Tudo ao seu tempo...

Bom, foi um prazer "conhecê-los", boa sorte nas terras geladas, ou quase, pq já está chegando a primavera!!!

À bientôt!
Leila

Sandra Vicente disse...

E as criancas? Nao foram? Bem vindos e quando vierem a Quebec, avisem.

Anônimo disse...

que beleza!!!
temos certeza que tudo dará muito certo principalmente agora que foram "adotados"... hehe
beijinhos e a gente se encontra em Abril
Camila e Zé

Thaís disse...

Oi Lu e Rogério, ótimo receber notícias de vocês, que bom que já chegaram e estão bem, em breve(nem tanto) iremos também.rs
Adoramos ver vocês com as camisetas do grupo, me senti o máximo...Quando formos tbm queremos ir com a nossa. Estamos vibrando de alegria por vocês e torcendo pra que dê tudo certo. Obrigada Lu, pela ajuda láaa no comecinho.
Grande beijo.
Thaís e Pedro

Vanessa e Muryllo disse...

EEE q maravilha!! Parabéns ao casal. Que bom que tudo deu certo :D

beijos!

Marina disse...

OLÁ CORAJOSOS!!!!!!!!!!!!!! estamos acompanhando a ida de vocês para as terras geladas, e agora que chegaram, o que temos a desejar é muita sorte e que continuem com esta força de vontade....... pois quando queremos alguma coisa e acreditamos nela tudo dá certo..... assim que possível iremos ao Canadá e visitaremos vocês!!!!!!! quem sabe tomamos coragem de imigrar.
um grande abraço
Henrique, Marina, maria Beatriz e marian julia.