domingo, março 30, 2008

Mais uma semana se passou....

Nossa, já se foi mais uma semana aqui no Canadá.

Parece pouco, mas durante este período a gente faz muita coisa quando está se instalando.

Ainda estamos conhecendo a cidade e a cada dia que passa ficamos mais encantados com tudo o que vemos.

Vou tentar resumir o que se passou durante estes dias.

Primeiro queria deixar registrado o nosso encontro no sábado (véspera de páscoa). Foi uma tarde muito legal com vários brasileiros na casa do Marcelo.
No domingo estivemos com o Fabiano e a Savana para o almoço de páscoa, mas não tiramos nenhuma foto... esta vamos ficar devendo.

Durante a semana continuamos nossas atividades de procura de emprego e de um apartamento para alugar para julho.

Com relação à emprego, vou deixar para falar depois que tiver mais informações (posso por enquanto adiantar que está melhor do que esperávamos). Temos lido no forum Brasília-Canadá algumas polêmicas sobre emprego aqui em Montreal. O que temos a dizer é o seguinte:
1) Ninguém fica desempregado por aqui. Só se quiser. Tem anúncio de vagas em tudo quanto é lugar.
2) Na minha área específica (informática) tá sobrando vagas. É óbvio que é preciso ajustar a sua experiência aos cargos, mas tem muita oferta.
3) Saber falar o idioma (seja o francês ou o inglês) vai aumentar as possibilidades, mas não é impeditivo. Ou seja, se a pessoa quiser trabalhar, é só pesquisar com calma que acha alguma coisa.
4) Uma coisa importantíssima que percebi, é que os empregadores não gostam de ficar se oferecendo. Eles preferem que a pessoa se candidate. Ou seja, querem que você demonstre o interesse pela vaga ou pela companhia. Se fizer isto direitinho, mesmo que não tenha uma vaga ou o seu perfil não se encaixe, eles ficarão interessados em te contratar. Dinheiro eles tem.

Na sexta fomos ao Escritório de Imigração. Fomos bem tratados e tivemos muitas informações sobre o funcionamento das coisas aqui em Montreal. Já nos inscrevemos para o curso de francisação, mas por enquanto vamos fazer só em período parcial. O curso de período integral só começa em maio.

Em resumo é isto. Para finalizar alguns comentários sobre estes primeiros quinze dias aqui.
- Sobre a cidade - superou as nossas expectativas. É óbvio que em uma cidade com 3 milhões de habitantes, não dá para ser perfeita. Estes dias temos visto muita sujeira nas ruas, principalmente com os desgelo.
- Carros - para os amantes do assunto posso dizer que é uma loucura o que se vê por aqui. BMWs, Mercedes, Audis são carros quase que populares por aqui. Até Bentley eu já ví passando na rua. É um tal de X5 prá lá, Q7 prá cá, ML indo, LS vindo... a gente fica doido olhando os carros.
- Compras - tem pra todo gosto e pra todo preço. Tem coisas baratas, tem coisas caras, tem de tudo. É um paraíso de consumo. Destaque para eletro-eletrônicos (muita oferta), souvenirs (tem em todo lugar uma lojinha com artigos do Canadá), Cafés (é um paraíso para quem gosta... Starbucks, Tim Hortons, etc)
- Pessoas - até agora temos sido muito bem tratados. As pessoas são educadas e tem paciência em conversar mesmo com quem não fala bem. Há excessões (bilheterias do metrô).
- Transporte - barato, eficiente e pontual
- Comida - nos supermercados tem de tudo. Os preços são bons, mas sempre tem ofertas relâmpagos que não dá para perder. Nossa alimentação é parecida com a que tínhamos no Brasil, salvo algumas excessões (feijão, carne, pão de queijo). Se procurar acha. Até já tomei açaí por aqui.
- Serviços - as coisas funcionam bem por aqui. O detalhe é que vc tem uma oferta muito grande e por isto eles te oferecem exatamente o que vc quer. Se pedir errado, vai ganhar errado. Tudo o que fizemos foi muito rápido: abrir conta em banco, comprar telefone, tirar documentos, etc.

Desculpem pela demora em postar, mas com esta correria fica um pouco difícil. Vamos tentar ser mais frequentes.

Queremos fazer um agradecimento especial para aqueles que fazem seus comentários no nosso blog. Adoramos receber os comentários.

Só tem um problema:

Se quiserem que a gente dê alguma dica ou informação específica, pedimos que nos mandem o e-mail de contato. Assim poderemos conversar diretamente com vcs.

Um grande abraço a todos.

2 comentários:

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Ufa...já estava cansada de clicar no blog de vcs e não ter post novo!
Muito legal saber das novidades! Pelo visto vcs fizeram a escolha certa né?
Espero poder dizer o mesmo em breve!
Não demorem pra postar!
Abraços!

Thaís disse...

Olá Rogério e Lu,
adorei o post de vocês, muito explicativo, divididinho e fala sobre o que a gente precisa ficar sabendo. Obrigada pela paciência de dividir as informações com a gente, sobre cada assunto. Tudo de bom pra vocês.
Esperamos vê-los em breve.
Abraços
Thaís e Pedro