quinta-feira, maio 29, 2008

E já se vão 75 dias de Montréal...

Quando a vida realiza alguma mudança, mesmo que não possamos entender o porquê, sempre é para o melhor... Ainda que nos traga dor, sempre haverá outras compensações, outros caminhos de renovação, com maiores chances de Felicidade!!! (Zibia Gasparetto)

Nem nós não acreditamos que já estamos todo este tempo aqui. Tem sempre muita coisa para se fazer, e se você não o fizer, ninguém fará por você. Então o jeito é correr atrás. E todos os dias se tem novidade, é impressionante.
Enfrentar toda uma mudança exige muito planejamento em todos os sentidos: psicológico, emocional, físico, mental e financeiro $$$. Quando se começa o processo de imigração, todos não vêem a hora de chegar ao Canadá. Mil planos são feitos e muitos sonhos para se realizar.

Aqui você põe a mão na massa pra tudo. É cuidar da casa, roupa, dar atenção aos filhos, preparar uma comida saudável (pois aqui tem muito fast food, se não cuidar você vira um balãozinho em dois tempos), além de ter que estudar. Por isso tem que haver uma cooperação de todos dentro de uma casa.

Aprender outra língua para fazer turismo é uma coisa, mas para o nosso caso é muito diferente. Estamos aprendendo a recomeçar a vida neste lugar. Por isso para quem começa o processo ou ainda tem algum tempo disponível antes de chegar, estude, mas estude pra valer.

Não tem coisa pior você entrar num supermercado ou farmácia, e não entender o que os caixas te perguntam. O pessoal fala rápido demais, lógico, com delicadeza você pede para repetir mais uma ou duas vezes. E eles tem toda a paciência do mundo para te ajudar.

Hoje fiquei surpresa com uma correspondência do MICC. Meu curso de francisation iniciará dia 17 de junho e não 19 de agosto como tinham me colocado no início. Eu ainda irei me certificar o porquê desta antecedência. Lembro que implorei para a conselheira do MICC me por neste que iniciou em maio, pois a partir de julho os filhos chegariam e eu teria que dar uma assistência a eles. Mas tudo bem, estou muito feliz mesmo assim. Pois quero muito estudar o quanto antes para ajudá-los na escola quando iniciarem.

Uma amiga me perguntou um tempo atrás se estou pagando muito mico. Ah, gente! Quem é que não paga!!! Eu não vivo mais sem eles, mas é assim que se aprende. Um deles foi entrar num ônibus e perguntar ao motorista se aquela linha passava na rua que eu precisava ir. E ele muito doce disse, você já está nela...então, ande na rua e regardent bien les panneaux d'identification, d´accord?

Há mais ou menos 3 semanas estou sozinha me virando na rua sem o Monsieur Rogério. No primeiro dia que tive que ir em uma entrevista no Centre des femmes, eu transpirei tudo que tinha que transpirar, se comparando em uma hora de academia. Já fui com aquele pensamento a mulher não vai me entender, ela vai me mandar voltar pra casa em segundos de conversa. Mas para minha surpresa, se passaram 1 hora de conversa, acho que foi tranqüilo, pelo menos consegui entender 80% do que falou e acho que me fiz entender bem também...rsrs....até de receitas de bolo acabamos falando, mas é assim mesmo, é preciso encarar e superar este medo. Lógico que alguns sintomas sempre surgem antes, uma dor de cabeça, uma dor de barriga, boca seca, fome, etc.

Na semana passada tivemos o prazer de recepcionar a chegada da família Gomes aqui em casa. Eles já entraram no ritmo Montréalais. Já estão com tudo encaminhado, documentação, apartamento, emprego, em breve a escola das crianças. É assim mesmo, aos pouquinhos colocamos a vidinha em dia não é amigos? Sucesso e felicidades para vocês.

No domingo passado, aconteceu La Journée des Musées Montréalais, entrée libre. E lógico não poderíamos perder a oportunidade. Conseguimos ver dois somente, mas valeu muito a pena. Ficamos encantados. É uma pena que em algumas salas dos muséus não podia filmar e fotografar. Mas o fato de ver e saber um pouco da história já foi gratificante.

Olha que graça!!! Um trabalho manual de retirada de lã da ovelha daquela época. Musée du Château Ramezay
Eu me encanto com os jardins

Para curtir um belo domingo de sol, nada melhor que fazer um pic-nic e o melhor de tudo com muitos amigos brasileiros. E a organizadora deste encontro maravilhoso é a nossa futura prefeita de Laval, Savana...rsrsrs...é brincadeirinha amiga. E aí estão as minhas novas companheiras, Valéria, Vivi, Adriana e Suzel. Fabiano, Rogério, Mylene e .... não lembro mais o nome da mulher!!! Mas esta senhora já está no Canadá há 18 anos...dá pra acreditar? que maravilha E aí mais um pouco da mulheradaFoi um dia muito gostoso, tão bom mesmo, que acabei esquecendo minha esteira da DOLLARAMA atrás da árvore...mas como todos, eu também tenho um anjo da guarda, obrigada Savana.

Hoje é só. O próximo post ficará por conta do Rogério, pois ele tem mais assuntos voltados a trabalho e carros. Apesar que eu teria mais coisas para escrever...rsrsrs...quero fazer um post de moradia, mercado, lojas e escolas, mas deixo um pouco mais para frente.

Au revoir

7 comentários:

Camila disse...

Ainda bem que mulher fala pouco...
E o que fazemos no Centre des Femmes?
Belo post, com muita informação.
Essa Mylene é a do blog? Bem que achei bem parecida com ela nas fotos do blog da Savana.
Beijos e fiquem com DEUS,
Camila

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Oi Lu,

Nossa quantos compromissos heim! Assim é bom né, passa o tempo! Bom entao ja deixe o dia 15/06 reservado em sua agenda para cortarmos um bolinho pro Joao Pedro assim vcs aproveitam e conhecem o nosso apto. Fomos chamados para o teste de nivel do francês, sera que também comecaremos em Julho? Ai que eu vou ter que correr mesmo atras de garderie!!!!! vamos nos falar ok! Vou achar um tempinho pra te ligar ou nos falamos no msn.
Bjo
Priscilla

Sandro e Família disse...

Para nós que estamos acompanhando desde a chegada de vocês em Montreal parece que foi ontem que chegaram por aí.
Com certeza muitas novidades ainda estão por vir nos próximos meses e estaremos aqui torcendo pelo sucesso da família.

Abração

Josafá e Bianca disse...

Olá Casal!!
que bom receber um cometário de vocês no nosso blog....
Esse negócio de blog é legal mesmo...hehehe...
Gostei do post....texto maraviolhoso, e fotos mais maravilhosas ainda....hahaha...

Beijos!!
Bianca

Wellington Gomes disse...

disse tudo Lu (disse mesmo... kkkkkkkkkkk), belo post...
o que é o centro de femmes eu tbem quero saber (quer dizer a Su quer)... hehehehehehehehe
saudades de vcs dois, mande um abraço pro Rogério, e diga que depois da correria vcs vão estrear nossa cozinha pra um almoço tá?
estamos correndo mesmo, compramos um carro velho que anda (rs), se bem que não é velho, é da idade do que eu tinha no brasil... esta semana o chefe dos eua vai estar aí e vou estar sempre ocupado.
abração

Wellington Gomes disse...

oi Lu... depois passa isso pra Suzel, vai ser bom pra ela... e obrigado pela explicação... Deus abençoe vcs

Dan disse...

Olá Lu e Rogério,

Já vi que está tudo bem com vocês. Estou meio sem tempo de ler os blogs, mas acabei de ver que vocês estão se integrando bem rapidamente e isso é muito bom.
Pois é, o tempo voou!!! Logo logo estarei por aí.
Obrigada pelo convite, com certeza irei visitá-los sim!

À bientôt, mes amis !

Abraços
Dan