domingo, abril 06, 2008

Terceira semana.... e a vida continua

Já estamos entrando na quarta semana aqui em Montreal. Realmente o tempo passa muito rápido aqui, mas também a gente faz muita coisa.

Durante este período temos aprendido muitas coisas e obviamente temos percebido que ainda precisaremos aprender muito mais pois a cada dia descobrimos coisas novas.

Neste post vou tentar listar algumas curiosidades e algumas observações que fizemos durante este período.

Observações
- AMIGOS: quem tem amigo não morre pagão. Dica para quem está vindo - procurem conhecer pessoas que possam ajudá-los no início. Estamos tendo uma ajuda muito grande de várias pessoas, em destaque para nossos queridos Alexandre e Manu, e também Fabiano e Savana. Obrigado pela amizade de vcs.
- CIDADE: a primavera está começando e o gelo está saindo das ruas. Com isto tem aparecido a sujeira. Todo mundo tem reclamado nas ruas e também dos buracos nas pistas. Já nos disseram que em breve a cidade estará limpa novamente. Vamos aguardar
- CARROS: é de quebrar pescoço de quem gosta... não vou cansar de repetir... eu que curto fico o tempo todo olhando as novidades. Realmente é uma coisa impressionante como eles tem carros novos e bons. Digo bons, para o padrão brasileiro. No Brasil um Honda Civic novo tava custando por volta de $ 35.000. Aqui com esta grana vc anda de Mercedes, Audi ou BMW (pode escolher).
- TRABALHO: isto é algo que está me surpreendendo. Já fiz algumas entrevistas e tenho outras já agendadas. Diariamente tenho recebido ofertas de emprego pela internet. Na minha área (gerenciamento de projetos) o mercado está bem favorecido, especialmente para quem tem grande experiência. No meu caso específico tá faltando os idiomas. Ainda não estou me sentindo seguro para as entrevistas. Acho que quando melhorar o francês e o inglês, conseguirei algo semelhante ao que eu fazia no Brasil.
- TRANSPORTE: este é outro ponto bastante legal por aqui. Tudo funciona e no horário. Se é para passar às 14:02.... pode chegar às 14:01 que em um minuto o ônibus vai parar. Um ponto negativo neste assunto é a forma fria e descortêz dos atendentes do metrõ.
- MORADIA: tem pra tudo e pra todos. Tem que procurar com calma, mas tem oferta de aluguel para tudo quanto é lado. Estamos aguardando resolver a questão do trabalho para fecharmos o aluguel a partir de julho.

Curiosidades
- Por duas vezes encontrei brasileiros no metrô. A primeira foi o meu grande amigo Celso que está aqui estudando. Na segunda conheci o Luis Felipe, que também está aqui faz o mesmo tempo que nós. Detalhe: Já nos encontramos DUAS VEZES no metrô... Acho que ainda seremos vizinhos um dia. Muita sorte a todos.
- Já conseguimos nos cadastrar para recebermos uma ajuda alimentar. Mas ainda não acertamos no que queremos. Vou seguir as indicações do Luis Felipe e da Renata para ver se conseguimos uma cesta melhorzinha.
- Na semana que vem a Lú vai começar o curso de francisação em período parcial. Eu também tenho uma entrevista de avaliação, mas parece que eles também tem vaga para mim. Vamos aguardar.
- Com o aumento do calor, temos andado mais demoradamente nas ruas e observamos que o pessoal já está com ares de verão : pessoas correndo de shorts, mesas na calçada em frente aos cafés, pessoas andando com os filhos e os cachorros, etc
- Como tem cafeteria por aqui... parece que o pessoal curte estes lugares como curtíamos os shoppings no Brasil. Eles ficam um tempão dentro destas cafeterias (Starbucks, Tim Hortons, etc) tomando café, acessando a internet (que é grátis), lendo jornal, conversando... um tempão.
- As lojas fecham no sábado ás 17:00hs. Ontem deu aquela vontade de passear no final da tarde e tudo estava fechado. Fazer o quê?
- Descobrimos a 25 de março de Montreal... é na rua Jean Talon. Ontem de manhã ficamos um tempão andando por lá. Ainda não fomos no mercado que também tem lá, mas esta semana a gente vai conhecer.
- Também descobrimos que moramos perto de duas colônias de imigrantes: os gregos e os portugueses. Perto de casa tá cheio de lugar com referências aos gregos. Andando um pouco mais descobrimos uma padaria de uma portuguesa muito gente boa. Ela nos deu um livrinho da comunidade portuguesa aqui em Montreal.. tá cheio de endereços legais, inclusive de brasileiros. Vamos fazer uma triagem e vamos postar os melhores lugares.
- Ultimamente o assunto principal dos noticiários é a morte de quatro pescadores, na verdade caçadores de foca, em uma cidade aqui perto. O barco deles afundou e eles morreram afocagos no mar. Um ainda está desaparecido. Incrível como eles deram destaque à esta notícia. Parece que abalou muito mesmo a sociedade. Entrei no site de notícias do Brasil e o destaque é a morte da menina Isabela de 5 anos... Para refletir.

Por hoje é só... Bom domingo a todos.

11 comentários:

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Oba! Adoro os posts dos recém-chegados! Dá uma injeção de ânimo na gente!
Obrigada e voltem logo com mais novidades!
Abraços!

Sandro e Família disse...

Muito bom o post relatando sobre o primeiro mês em Montreal. A vida aos poucos vai entrando nos eixos e daqui a pouco muitas conquistas estarão relatadas aqui no blog.

Abração

Camila disse...

Que bom que aos poucos vcs vão conhecendo tudo e pegando as "dicas" deste lugar.
Boa semana

Rodrigo disse...

Rogério, Legal te conhecer... Gostei do seu relato de início de jornada... Queria manter contato com você para trocarmos idéias, pois também trabalho com gerência de Projetos (também teho experiência com desenvolvimento)! Queria saber como é a ação do capítulo do PMI da região??? Se quiser trocar uma idéia entre em contato (canonmarques@yahoo.com.br)...
Meu blog é:http://didoemaryemmontreal.blogspot.com/
Até mais...

Flavielle Martins disse...

Estamos chegando!!!!!!


Abraços!

Um Boto No Québec disse...

olá!
estamos aqui na última semana contando os dias pra nossa chegada em montreal!!!
um casal amigos de uns amigos vão no mesmo vôo que a gente! fiquei feliz em saber que já aqui faremos amizades!!!!
pelo post, d[a pra ver que vcs estão gostando bastante de tudo, né?
boa sorte nas entrevistas e na vida nova!
logo mais escreveremos pra marcarmos de nos encontrarmos!!!
abraços
paula e boto.

" Quebrando o gelo" disse...

Olá meus queridos,
Sabe que eu fiquei com saudades de vocês neste final de semana!!!
Vcs já estão quase como a Roberta e o Gutavo, qdo passamos um final de semana sem vê-los... HUMMMMM... Dá uma saudade!!!
Mas olha, tem problema não, domingo que vem a gente mata !!!
Mas não vão pensando que eu só vou engordar vcs não hein, qdo o verão chegar a gente vai começar os percurso se bike e patins por estes parques de Montreal e Laval para compensar os nossos abusinhos de primavera!!!!.... rsrsrs...
Beijão!!!!!

" Quebrando o gelo" disse...

Ahh, eu tinha vindo falar da Val e esqueci... vi um comentário de vcs no Blog dela: "de volta ao começo", eu queria dizer que ela é nossa vizinha aqui, mora na rua paralela a minha, ela estava na cabana à sucre sábado . Em breve vcs terão a oportunidade de conhecê-la aqui no "club da Savana"... rsrsr.. Vcs já pegaram com ela os dados do curso de inglês? Se não estiverem conseguindo, fala comigo que eu tento pegar com ela tá!
Beijão

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Olá Rogério,
Tudo certo por aí?
Estamos quase chegando, faltam 7 dias!!!
Bom, gostaria de saber sobre a Gestão de Projetos e a certificação do PMI, alías vou fazer a prova aí em julho, o que vc pode falar a respeito, vagas, salário, etc?

Grato,
Mauricio.

Unknown disse...

Olá amigos,

Já estamos com saudades!!!!!!!!!!
Foi muito bom ficar com vcs esse tempinho, deu pra conhecer um pouquinho de Montreal, muito obrigada por tudo, tudo mesmo ok?
Os meninos até hj ficam perguntando pela tia lúuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!

Um grande beijo e estamos na torcida por novidades,

Alexandre e Valéria

Chris e Marcos disse...

Salut couple,

Muito legal o blog de vocês, estou acompanhando e acabo me empolgando, eu e meu esposo estamos nos organizando para ir para Montreal no próximo ano, e assim vou navegando por blogs e sites e me informando, add o blog de vcs no nosso, espero que não se importem!

Jesus os abençõe,
Chris