segunda-feira, abril 14, 2008

Primeiro mês no Canadá

Pois é.... hoje faz um mês que colocamos nossos pés aqui em terras canadenses.
Passou rápido mas foi um mês bastante intenso.
Temos vivido uma grande experiência nestes últimos trinta dias. Montreal é uma cidade multicultural.... tem gente de todo o canto do mundo.
Fazendo uma análise rápida sobre este período, eu diria que o saldo é bastante positivo. Vejamos:

Pontos positivos
- Já estamos com toda a nossa documentação providenciada
- Já temos conta em banco e cartões de crédito
- Já estamos morando em um apartamento bem localizado e mobiliado. É certo que vamos ter que mudar, mas temos tempo para isto.
- Já estamos participando do curso de francisação.
- Já estou participando de várias entrevistas de emprego. Ainda não tive nenhuma resposta definitiva, mas as perspectivas estão sendo boas até agora.
- Não sofremos muito com o inverno. Foi um pouco estranho porque não estávamos preparados, mas agora já temos uma idéia de como nos prepararmos para o próximo.
- Estamos gostando muito da cidade. A cada dia descobrimos uma coisa nova.
- Os carros são sensacionais....ops.. prometi para a Lú que não falaria de carros....rsrsrs

Pontos negativos
- A falta de fluência nos idiomas é um problema que estamos tentando acabar o mais breve possível. Este realmente é um grande divisor de águas aqui... quando se consegue comunicar bem, as portas se abrem de verdade.
- Os gastos ainda são altos devido à falta de conhecimento das coisas por aqui. Fazer um supermercado ainda é um teste de adivinhação.... não conhecemos as marcas, os produtos, os gostos, enfim.. tem que arriscar.

Algumas observações interessantes
- As pessoas fumam mmmuuiiitttoo por aqui. Em todos os lugares tem muita gente fora dos escritórios fumando e também dá para perceber pela sujeira que eles fazem nas ruas
- É muito interessante você ouvir tudo quanto é idioma sendo falado na cidade. Tem gente de todo lado... a gente vê cada figura... cada roupa... cada estilo bizarro.... enfim.. tem de tudo.
- No geral as pessoas não tem aquele calor humano que vemos no Brasil. Muitas vezes eles nos tratam como uma máquina... só fazem o que vc fala ou pede. Outras vezes, vc encontra alguém que é mais atencioso e se dispõe a explicar ou te ajudar em alguma dificuldade. O importante é que a gente não está se deixando levar por aparências... se por um jeito não dá, tentamos por outro.
- A cidade é muito maior do que pensávamos. Estes dias pudemos dar uma volta de carro e percebemos que tem muita coisa que ainda não conhecemos. Aos poucos vamos contando aqui.
- Ainda não vimos nenhuma violência na cidade. Tem mendigos, sim... tem pedintes. Mas mesmo estes não ficam te perturbando muito.
- Acho que uma das profissões que mais trabalham aqui, são os bombeiros. A gente escuta e vê bombeiros passando o dia todo. Parece que o fato das casas serem de madeira, facilita os incêndios.
- Os jovens em geral, tem uma aparência rebelde, embora vc sempre escuta eles falarem "por favor", "com licença", "senhor", "senhora"... etc. Ainda não tivemos contato direto com nenhum deles, mas é gozado ver as figuras andando no metrô.
- De cada 10 pessoas que vc observar no metrô ou no ônibus, pelo menos umas 05 vão estar com fones de ouvido. Eles adoram ficar ouvindo música enquanto estão andando. Dos 05 restantes, 03 vão estar lendo e os outros 02 são imigrantes que acabaram de chegar...rsrsrs

Bem... é isto por enquanto... que venham os próximos meses.
À bientôt

3 comentários:

Mildred Davim & Flavia Araújo disse...

Que bom que no geral tudo vai bem!!! Fico muito feliz por vcs, isso é maravilhoso, mesmo ainda tendo muita coisa para se viver em terras geladas...rs
Obrigada pela mensagem no nosso blog e pode deixar que ficaram sabendo o que de bom está acontecendo, mas só depois do dia 10...rs
Beijos e muita sorte para vcs.

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

ola, Rogerio e Luciane,

Ao ler a postagem de vcs tive vontade de copiar e colar em meu blog pois sao exatamente as mesmas impressoes!!!!
Assim que vcs chegarem de Toronto vamos marcar algo estamos ansiosos para conhecê-los pessoalmente,ok?

Abs,
Pri,Mau e Joao Pedro

Rodrigo disse...

Rogério e Luciane, será que vocês fariam a gentileza de enviar informações sobre a ajuda alimentar que vocês mencionaram no post anterior?(canonmarques@yahoo.com.br)...
Meu blog é:http://didoemaryemmontreal.blogspot.com/
Até mais...