quinta-feira, outubro 25, 2007

Filhos de pais separados - uma novela à parte

Pois é... quando pensávamos que já estávamos na reta final, me senti como o Lewis Hamilton nas últimas voltas com a sua potente MacLarem se arrastando na pista e vendo o campeonato de pilotos saindo pelas suas mãos.

Mas, com certeza o nosso final será diferente.

Bem, vamos aos fatos.
Esta semana completou 05 meses que o nossa documentação foi recebida pelo Consulado Canadense, dando início à nossa fase federal para obtenção do visto.
Pelo que vínhamos observando, o prazo para o pedido de exames médicos variava entre 05 e 06 meses depois do recebimento da documentação.
Eis que ontem, recebemos um telefonema do Consulado pedindo explicações sobre o porquê dos meus filhos estarem no processo e a filha da minha esposa não.

Explico. Estamos no segundo casamento e do primeiro eu tenho um casal - Lucas e Juliana, que atualmente mora com a mãe. A Luciane tem uma filha que está morando com os avós maternos em Blumenau.
Quando começamos o processo de imigração não conseguimos incluir a Amanda imediatamente no processo. Por causa disto, nossos planos eram depois de chegarmos no Canadá, pedirmos a inclusão dela como dependente.
Já os meus filhos conseguiram obter o CSQ junto conosco.
Para a obtenção do CSQ, nós enviamos todas as documentações pedidas inclusive uma declaração registrada em cartório minha e da mãe deles autorizando que eles pudessem imigrar.

Voltando ao telefonema do Consulado, expliquei para a Oficial de Imigração que tínhamos incluído os meus filhos pois a documentação já estava OK e que assim que tivéssemos a documentação da Amanda pronta, ela também iria entrar no processo.
Nesta hora começou a novela.

A Oficial nos orientou a incluir a Amanda ainda durante a fase federal, pois seria mais fácil e barato para conseguir o visto de todos. Nos orientou a entrar em contato com o Escritório de Buenos Aires e obter informações sobre os procedimentos para que ela também tivesse o CSQ.
Fizemos o que nos foi orientado.
O Escritório de Québec nos deu todas as informações do que seria preciso:
  • uma foto 3,5 x 4,5
  • cópia da certidão de nascimento
  • formulário de autorização para pagamento da taxa (U$ 150,00)
  • cópia da declaração do pai da Amanda autorizando a sua inclusão no processo.
Beleza.... esta documentação começou a ser providenciada.
Em seguida retornamos a ligação para o Consulado e informamos que assim que a documentação cheguasse com o CSQ, nós a enviaríamos para continuidade do processo.
Detalhe: O Escritório nos disse que o prazo para obter o CSQ seria de aproximadamente 02 semanas.
Aí veio o balde de água fria.

A oficial me perguntou de quem era a guarda dos meus filhos. Eu respondi: é da mãe, mas eu tenho uma declaração reconhecida em cartório autorizando a inclusão deles no processo de imigração.
Ela respondeu: Para que eles possam imigrar, é preciso que a GUARDA ESTEJA NO SEU NOME. Sem isto não será possível obter o visto deles.
Pronto... tava feita a lambança.

Agora estamos correndo contra o tempo. Precisamos contratar um advogado, fazer uma petição para a vara de família, agendar uma audiência, explicar os motivos para o Juiz, conseguir a mudança da guarda e SÓ DEPOIS é que poderemos continuar com o processo... OU.... retirar os meus filhos do processo.

A minha indignação é a seguinte:
1) Porque o Escritório de Québec aceita a declaração e o Consulado não?
2) Porque só agora, passados 05 meses eles nos procuram para informar esta pendência?
3) Em nenhum lugar eles tem orientações sobre este tipo de situação (pais separados)

Bem, não adianta reclamar....
Ainda bem que a situação de separação foi amigável e a mãe dos meus filhos não se opós em transferir a guarda, mas vai dar um trabalhão.

Resumo da ópera:
- Aqueles que tiverem filhos de outros casamentos que forem imigrar e que não tiverem a guarda dos filhos TEM QUE CONSEGUIR TRANSFERIR A GUARDA senão não tem jeito.
- Se já possuem a guarda, mesmo assim é necessário uma declaração registrada em cartório deixando claro a permissão dos pais (pai e mãe) dos filhos para que estes possam viajar e MORAR no exterior. Isto tem que estar claro na declaração.
- Não adianta reclamar com o Bispo. O pessoal do Consulado é bastante objetivo. REGRAS SÃO REGRAS.

Agora estamos providenciando a petição para a transferência da guarda enquanto aguardamos a emissão do CSQ da Amanda. A nossa torcida é que o agendamento da audiência ocorra o mais breve possível para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

Espero que pouquíssimos leitores deste blog se identifiquem com esta situação, pois o processo de imigração já é ESTRESSANTE E ANGUSTIANTE demais para que se precise preocupar com processos de GUARDA DE FILHOS.

Desculpe o tamanho do post, mas achamos que estas informações seriam importantes para aqueles que, como nós, estão em busca de uma vida melhor.

"Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas, aos problemas e obstáculos que tiveram que vencer"
Spurgeon.

Grande abraço
Rogério