Hoje faz uma semana que chegamos em Montreal.
Vou tentar resumir o que foram estes dias e quais as nossas primeiras impressões.
Nossa chegada aqui foi tranquila.... quer dizer... mais ou menos.
Tirando a mala que rasgou no vôo e a Air Canadá não quiz reembolsar, foi tudo tranquilo.
Ao desembarcarmos ligamos para nossos amigos (mais uma vez obrigado à Manu e ao Alexandre) para confirmarmos o endereço e levarmos as tralhas para lá.
Pegamos um taxi grande e logo chegamos no apartamento deles. A Manú também tinha acabado de chegar do curso e nos encontrou na entrada.
A cidade é muito linda e estava coberta de neve. Nosso primeiro impacto. Não tínhamos roupas adequadas para o frio, mas deu para aguentar.
Vou tentar resumir o que foram estes dias e quais as nossas primeiras impressões.
Nossa chegada aqui foi tranquila.... quer dizer... mais ou menos.
Tirando a mala que rasgou no vôo e a Air Canadá não quiz reembolsar, foi tudo tranquilo.
Ao desembarcarmos ligamos para nossos amigos (mais uma vez obrigado à Manu e ao Alexandre) para confirmarmos o endereço e levarmos as tralhas para lá.
Pegamos um taxi grande e logo chegamos no apartamento deles. A Manú também tinha acabado de chegar do curso e nos encontrou na entrada.
A cidade é muito linda e estava coberta de neve. Nosso primeiro impacto. Não tínhamos roupas adequadas para o frio, mas deu para aguentar.
vista do bairro aonde ficamos hospedados
vista da varanda do apartamento da Manu na manhã de sábado
Na sexta-feira (14) mesmo, saímos para comprar aparelhos celulares e um computador. Não deu tempo de comprar o computador, mas conseguimos os celulares.paraiso de consumo para informáticos e amantes de tecnologia
No sábado viemos ver o apartamento que estávamos negociando pela internet. Fomos bem recebidos e fechamos negócio. O apartamento foi alugado completo (mobilias e serviços).Domingo fomos assistir à parada de Saint Patrick. Vejam algumas fotos.
a famosa Polícia Montada do Canadá
carro do primeiro-ministro (um pouco sujo com a neve...)
até a cachorrada aqui tem que andar de bota na rua... repara nos pés dos cachorros
Na segunda fechamos o contrato de aluguel e nos mudamos na terça.
Quarta fomos providenciar nossos documentos de Seguro Social e Assistência Médica.
Também foi tudo tranquilo. O atendimento é rápido e os atendentes não se impressionam se vc não fala bem o francês. Teve até um deles que tentou explicar um pouco em espanhol para ver se entendíamos melhor... mas foi tranquilo.
Na quinta, fomos dar uma volta no bairro para conhecer um pouco o comércio. Descobrimos um supermercado perto e fizemos umas compras. Não deu para comprar muito, porque não conhecemos ainda as coisas daqui, mas tentamos não mudar muito de hábitos por enquanto. Compramos muitas frutas e compramos carne também. Algumas coisas são caras por aqui, mas tem muitas outras baratas também. Tem que ficar de olho nas promoções.
Hoje é feriado aqui e ficamos um pouco em casa para descansar. De tarde o Rogério foi até a Best Buy para comprar a impressora que ele tinha direito com o desconto da compra do computador.
É isto... a vida tá bastante corrida por estes dias, mas estamos nos saindo bem. O maior problema por enquanto tem sido o idioma, mas o pessoal conversa de qualquer jeito... se não for em francês, eles mudam para o inglês, se não der, tentam outro idioma... enfim, sempre dão um jeito de se comunicar.
Amanhã teremos um amigolate com alguns amigos e no domingo vamos almoçar na casa do Fabiano e da Savana que nos convidaram.
Acho que com o tempo as coisas irão se ajeitando devagarzinho. Foi assim com muitos outros que chegaram antes da gente.
Não estamos postando como gostaríamos, mas vamos tentar manter a todos informados da melhor maneira possível.
Caso alguém tenha alguma pergunta específica, por favor, podem pedir. Teremos prazer me responder. Não sei se é a correria, ou o excesso de informação, mas as vezes parece que até estamos sem assunto. Não é isto... estamos muito felizes e ansiosos para que as coisas aconteçam e durante estes dias temos aprendido e observado muito. É muita informação. Vamos tentar colocar depois algumas destas nossas lições que temos aprendido aqui.
Mas, para não perder a oportunidade, lá se vão as 05 primeiras que queremos deixar com aqueles que estão vindo:
1) Estudem tudo o que puderem de francês
2) Estudem tudo o que puderem de inglês (o ítem 1 e 2 estão no mesmo nível)
3) Procurem se informar o máximo possível sobre a cidade (bairros, moradia, trabalho, transporte, etc). Isto evitará um grande desgaste aqui.
4) Procurem fazer amigos que já estejam morando aqui e que possam ajudá-los quando chegarem
5) Não confiem nas roupas de inverno que comprarem no Brasil. Aqui o frio é nacional....não aceita produto importado.
À bientôt
10 comentários:
Olá Luciane e Rogério!
Achei o blog de vcs no meio de tantos outros blogs que venho lendo desde que coloquei na cabeça que quero viver no Canadá.
Como meu sonho é recente, tenho muitas dúvidas. Meus planos não são a curto prazo, pretendo imigrar daqui uns 5 anos ou mais, temos 2 filhos, q agora têm 7 e 2 anos, estamos morando no Japão, mas não pretendo ficar aqui a vida toda e nem tenho pretensão de voltar ao Brasil. Gostaria muito de manter contato com vcs!
Boa Sorte nessa nova fase de vcs no Canadá!! Que vcs tenham muita prosperidade!
O inverno já está acabando, aqui no Japão pelo menos o friozão já foi, e os dias q fazem 12 graus já nos deixam mais felizes!!
abraços,
Keila Estevam.
Luciane td joia? Muito legal essa sua disponibilidade em ajudar, ainda mais correndo por ai. Uma pergunta...o apartamento que vcs alugaram vcs conseguiram através de qual site? Em qual bairro vcs estão?
Bjs e obrigada! Bonne Chance ai....Rosana.
Ah meu e-mail pessoal é roiavel@gmail.com
Êêê!!! Foi um grande prazer pra nós recebê-los aqui em casa, amigos. Nossa casa tá vaziazinha, sem todas aquelas malas de vcs, estou sentindo falta e a Xandelle também! ;)
Até daqui a pouco, no amigolate!!!
Beijãozão
Parabéns pela primeira semana e pelo excelente post com fotos retratando o que está acontecendo por aí.
Obrigado pelo comentário e fique a vontade para escrever sobre o assunto.
Muito sucesso em terras canadenses.
Abração
ola amigos,
desejamos muito boa sorte nesse novo comeco de vida :)
sabemos como vcs estao se sentindo, pois estamos no mesmo barco, sempre que precisar podem chamar ok?
uma feliz pascoa e que deus os abencoe!!!!!!!!!!!!!!1
Um abraco,
alex e valeria
E ai, Rogerio ?
Tudo bom ?
Bem .. Desejo tudo de bom para vocês. No início é bem complicado, mas as coisas vão se arrumar aos poucos, não se preocupe.
Abraços e boa sorte,
Bruno Cunha/DF
Hahaha rápido mesmo vai ser agora, que terei um moooonte de coisas para acabar de arrumar! Mas melhor assim, daí não fico por aqui enrolando...
E sim, em breve estaremos mais perto e poderemos fazer outro encontro daqueles!
Estou daqui torcendo muito por vocês também!
Ótima Páscoa para vocês.
Abraços
Dan
rogério e luciane
tudo bem?
a camila passou o blog de vcs pra gente... chegaremos em montreal dia 14/04... estamos numa correria só!!!
sei que vcs tb estão se ajeitando mas, se der pa tirar alguma dúvidas que ainda restam...agradeceria demais!!!!
passem por favor o email de vcs????
o meu é paulamazzeo@hotmail.com
abraços
paula e boto
Olá,
Bom saber que a coisas estão se ajeitando. Aqui tudo está na correria pois dia 17/04 já está ai. Que bairro vcs ficaram? Nos ficaremos no Plateau.
Abraços,
Pri, Mau e João Pedro
Bom domingo pra voces !
Acompanho o blog de voces , e estou na torçida para que tudo de certo.
Tenho a intenção de ir para Quebec , mas na duvida para onde ir , dei entrada no processo federal , então não terei o CQS.
Minha duvida é :
Um imigrante sem o CQS , tem dificuldades em se inscrever no sistema de saude de Quebec , matricular filhos na escola , Usar os serviços de ajuda ao emprego do governo quebequoise ?
Um abraço ,
André - SBCampo - SP
Postar um comentário