sábado, maio 30, 2009

Aproveite o domingo

Apesar das previsões serem de chuva, estamos apostando que domingo vai fazer um dia gostoso para curtirmos a Jornada de Museus de Montreal.

É uma excelente oportunidade para visitar "de graça" os vários museus que existem na cidade.

Não deixem de aproveitar.

Bom domingo

sábado, maio 23, 2009

Um Meio ou uma Desculpa

Este post é uma homenagem que faço com grande felicidade para o meu amigo e futuro Dentista brasileiro trabalhando no Canadá, Dr. José Roberto.

Enquanto muitos ficaram falando que seria impossível, ele foi lá e fez acontecer.
Calou a boca de muita gente. Provou que com esforço e dedicação é possível que nossos sonhos se transformem em realidade.

Enquanto muitos ficam achando uma desculpa para justificar seus fracassos, outros procuram meios de atingir seus objetivos.

É um vencedor e eu gosto de conviver com vencedores. É um grande amigo e eu gosto de conviver com meus amigos. Parabéns, Zé.!!!

Que esta vitória traga muitas realizações para a você e sua família.

A você e a todos aqueles que estão em busca de seus sonhos e realizações, eu dedico este texto do Roberto Shinyashiki.

Abraços

Um MEIO ou uma DESCULPA?
Por Roberto Shinyashiki
Não conheço ninguém que conseguiu realizar um sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído á noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.
Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare com a maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.
Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem á frente da televisão.
Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol á beira da piscina.
A realização de um sonho depende da dedicação.
Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores, pois...
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.

domingo, maio 17, 2009

Procurando empregos - final

Desculpem o pequeno intervalo nesta história, mas na semana passada eu estive em Toronto para um congresso e não deu tempo de escrever nada. Mas, esta viagem será motivo de um post no futuro, mostrando algumas curiosidades desta grande cidade.

Bem, vamos ao final da história sobre o emprego.

Como eu disse nos posts anteriores, a minha saída do antigo emprego não foi motivada por um problema de trabalho, e sim, devido à mudanças estruturais na empresa. Por isto, fiquei tranquilo quanto à referências e informações que me pedissem sobre o motivo da minha saída.

Isto é outra coisa importante: eles verificam tudo. Se você disser que foi demitido, eles vão verificar. Se disser que teve algum problema, eles também vão verificar. Se você for solicitado para fornecer o nome de alguma pessoa como referência, só forneça nomes de pessoas que podem dar boas referências porque eles , COM CERTEZA , vão ligar para elas....

Eu me desliguei da empresa numa segunda-feira. Tirei uns dois dias para descansar e refletir um pouco sobre a situação e na quarta-feira já começei a minha nova profissão : "procurador de empregos profissional".

- Começei a verificar em todos os sites de empregos (Jobboom, workopolis, monster, etc) buscando vagas que foram publicadas nos últimos 45 dias... normalmente estas vagas ainda estão abertas.

- Depois começei a atualizar meu currículo em francês e em inglês. Também passei na biblioteca e peguei vários livros sobre como fazer um CV e a carta de apresentação.

- Entrei em contato com a empresa que eles contrataram para me ajudar na recolocação

- E dá-lhe a enviar CV e cartas de apresentação... surgiu uma vaga, eu enviava um CV.

Bem, não sei se desta vez por causa da minha experiência de trabalho, por ter tido um acompanhamento mais profissional de uma equipe de recolocação ou mesmo por sorte, eu não tive que fazer o mesmo esforço que fiz para conseguir o primeiro emprego.

Me lembro que na primeira vez, eu mandei mais de 200 CVs e cheguei a fazer umas 23 entrevistas (mais ou menos).

Desta vez, eu enviei uns 20 CVs e fiz 3 entrevistas e consegui uma vaga para fazer a mesma coisa que eu fazia (controle de projetos) em uma empresa de telecomunicações. Fiz duas entrevistas para esta vaga (uma com a recrutadora e outra com o meu futuro gerente), e eles gostaram muito do meu currículo e especialmente da minha experiência no cargo.

Apesar de nunca ter trabalhado em uma empresa de telecom, o serviço é o mesmo. Acho até que brevemente eles devem me passar outras atividades porque o gerente me disse que gostaria que eu utilizasse a minha experiência como gerente de projetos.

Já comecei a receber alguns trabalhos, mas começo prá valer na semana que vem.

Não sei se este é o emprego que eu quero ficar, até porque ainda estou enviando alguns CVs e tenho recebido telefonemas para entrevistas de cargos que eu já tinha enviado.

A minha procura continua, por enquanto. Mas pelo menos já tenho algo certo.

Como bom gerente de projetos, eu sempre faço um resumo das lições aprendidas ao final de um trabalho:

- Procurar emprego aqui no Canadá tem que ser levado muito à sério. Não dá para brincar com a sorte.
- Não pense que será fácil, mas posso garantir que se trabalhar com seriedade, persistência e coragem, tem emprego para todo mundo.
- Envie o máximo de CVs que puder.
- Pratique muito para as entrevistas.
- Procure melhorar sempre suas cartas de apresentação e seus CVs.
- Não desanime nunca.
- Não se subestime.
- Muito importante: procure se informar AO MÁXIMO sobre o seu mercado de trabalho e o como ser bem sucedido na sua busca de emprego. Tem muitos livros, empresas de recrutamento, recrutadores e pessoas que já passaram por isto que podem dar informações muito valiosas.
- Trabalhe para aumentar sua rede de relacionamentos.
- Confie nas suas habilidades e conhecimentos. Procure sempre demonstrar confiança. Eles gostam muito disto aqui.. até diria que eles admiram um pouco a arrogância de alguns.
- Se você acredita em Deus.... ótimo... faça suas orações.
- Se não acredita em Deus.... PASSE A ACREDITAR!!!!

No mais, boa sorte e bola pra frente.

Abraços.

sábado, maio 09, 2009

Mãe !!!


Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor.

Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa.
Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor. Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.
Sexo frágil sim.

Mas acomodada não.
Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos e faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.
Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.

Parabéns mamãe pela passagem do teu dia.
Você é a razão do meu viver.
Mesmo que tão distantes estamos uma da outra, eu quero te lembrar que:
EU TE AMO, MUITO.
Com carinho de sua filha Luciane.


sexta-feira, maio 08, 2009

Procurando empregos (2)

Ok.. Ok... atendendo a pedidos vou falar um pouco mais sobre as vagas “ocultas”.
Mas antes quero agradecer aos comentários e quem quiser fazer referência sobre este assunto em outro blog, fique à vontade.

Como muitos já devem ter ouvido falar, mais de 80% das vagas não estão disponíveis em meios de informação públicos (internet, jornais, sites das empresas, etc).

Então, como ter acesso à estas oportunidades? Três possibilidades:

- rede de contatos (o famoso networking)
- encontros aleatórios (estar no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa .. é PREPARADO)
- candidaturas espontâneas (esta não era muito utilizada no Brasil e exige coragem, determinação e um pouquinho de "cara de pau")

Para o primeiro caso, a melhor recomendação é: faça amigos!!!! Se você não tem amigos, procure se socializar o máximo possível (clubes, associações, encontros, etc). Isto vale principalmente para aqueles que estão há pouco tempo aqui no Canadá.

Procure fazer uma lista de todas as pessoas que você conhece aqui. EU DISSE CONHEÇE e não só aquelas que SÃO APENAS SEUS AMIGOS. Na procura de um emprego, vale fazer contato até com o amigo do amigo que você encontrou por acaso em uma caminhada quando encontrou um passarinho comendo milho na rua....Se você tem alguma informação para contatá-lo: FAÇA.

Diga para o maior número de pessoas possível que você está procurando uma oportunidade de trabalho e quais são seus objetivos profissionais.

Invista: marque para tomar um café, almoçar, visitar as pessoas que você imagina que podem te ajudar nesta procura. Em resumo: SOCIALIZE-SE.

No segundo caso, a dica é : esteja sempre preparado para “se vender” para alguém que possa vir a ser seu “chefe”. Neste caso, é importante você sempre ter à mão um cartão de visitas, ou se possível, um CV (resumido) para deixar com esta pessoa.

Outra dica é: nunca saia de um encontro com alguém com alto potencial empregatício sem ter anotado o nome, telefone e o e-mail desta pessoa.

Finalmente para a terceira opção, a melhor dica é: PESQUISA.

Você não pode sair por aí enviando cartinhas de apresentação à torto-e-direito sem ter um plano bem traçado para isto.

Bem, vamos a algumas dicas:

- Faça um belo trabalho de auto-conhecimento. Identifique suas competências, seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas características pessoais (o que gosta, não gosta, hobbies, etc)
- Defina seus objetivos profissionais
- Defina sua área de atuação
- Identifique as empresas que atuam neste seguimento de mercado
- Procure conhecer estas empresas: missão, objetivos, clientes, serviços, produtos, endereços, etc
- Tente descobrir o nome das pessoas do RH ou do departamento que você gostaria de trabalhar. Dica: faça uma “ligação-fria” para a telefonista tentando descobrir estas informações. “Olá, estou precisando enviar uma correspondência para o responsável pelo RH, poderia me informar o nome desta pessoa?”
- Faça uma carta de apresentação e envie para esta pessoa. Não se esqueça de mencionar na carta que você tem intenção de ligar para ela em alguns dias. Se ela não responder nada, ligue. Se ela te ligar antes, procure agendar uma entrevista pessoalmente.
- Faça o acompanhamento destas candidaturas.

Para encerrar, vou listar alguns sites de empresas de recrutamento para cargos de nível superior e intermediário que podem ajudar nesta procura por vagas “ocultas”.

ABÉCASSIS CONSEIL EN RECHERCHE DE CADRES
ABP CONSULTANTS EN PERSONNEL INC.
AJILON SERVICES-CONSEILS
BC RESSOURCES HUMAINES
BRASSARD & ASSOCIÉS RECHERCHE DE CADRE INC.
LA SOCIÉTÉ CALDWELL INTERNATIONALE
CANDELA TECHNOLOGIES HIGH TECHNOLOGY
CHACRA BELLIVEAU & ASSOCIÉS INC.
GROUPE RANGER
INTER-RECRUTEMENT INC
KENNIFF & RACINE INC
BDK GLOBAL AXIOM

LEPAGE INTERNATIONAL INC
MICHÈLE PERRYMAN inc. RESSOURCES HUMAINES
NEXA RECRUTEMENT ET DÉVELOPEMENT DES AFFAIRES

QUANTUM
QUINTAL ET ASSOCIÉS
RAY & BERNDTSON INC
RAYMOND CHABOT GRANT THORNTON
DANIELLE LUSSIER INC
ROCHFORD GROUPE CONSEIL
SHORE & ASSOCIÉS
SOLUTIONS CONDEV Inc
TECHAID INC
VEZINA NADEAU LABRE
AGENCE DE PLACEMENT SYNERGIE INC
BELLE ISLE, DJANDJI, BRUNET RECHERCHE DE CADRES INC
ALLEN ETCOVITCH & ASSOCIÉS LTÉE
GESTION-CONSEIL SMI
HT SEARCH COMPANY LIMITED
KORN/FERRY INTERNATIONAL
MPSC SOLUTIONS
RUNES TECHNOLOGIES
SPENCER STUART
CONSEILLERS EN RESSOURCES HUMAINES UNIXEL
SYNESIS

No próximo post eu prometo que termino esta novela.

Abraços

quinta-feira, maio 07, 2009

Procurando empregos (1)

Não... procurar um emprego no Canadá DEFINITIVAMENTE NÃO É a mesma coisa que procurar um emprego no Brasil... pelo menos para a maioria das pessoas.

A primeira coisa que você tem que saber é que aqui a maioria dos empregos disponíveis não está publicada em sites de empregos ou em jornais nos finais de semana.

Mas como? Como é que a empresas informam que estão com necessidade de novos empregados se elas não divulgam isto?

Isto foi uma das preciosas informações que eu tive durante as minhas sessões de consultoria para recolocação.

Existem várias razões pelas quais as empresas não colocam os anúncios de vagas publicamente, dentre as quais:
- Necessidade de manter em sigilo a abertura de uma vaga em razão do atual empregado ainda estar trabalhando;
- Necessidade estratégica para não divulgar carências, trabalhos que estão sendo desenvolvidos, ações de outras empresas concorrentes, etc;
- Existência de contratos com empresas de recrutamento. Existem centenas de empresas especializadas que são responsáveis por recrutar empregados para várias empresas inclusive as pequenas e médias que não tem muito orçamento para fazer gestão de RH. Lembre-se que aqui, eles terceirizam muito os serviços que não são essenciais;
- Falta de interesse em receber "um milhão de CVs" pela internet e ter que ficar dando satisfação à todo momento para os candidatos...

Peraí... que negócio é este de dar satisfação?

No Brasil a gente não está acostumado a "acompanhar" o processo de busca de um emprego, mas se você não fizer isto aqui... em questão de dias o seu CV vai parar em alguma gaveta ou arquivo MORTO.

De regra geral, o processo de busca de emprego segue o seguinte fluxo:

A) Para vagas abertas (disponíveis em sites ou anúncios)

1 - Verifique se você atende no mínimo a 80% dos requisitos do cargo.
Isto é muito importante. Se no seu CV não estiver bem claro que você possui estes requisitos como experiência ou como formação, então seu CV vai parar em alguma gaveta ou arquivo MORTO.
2 - Escreva uma carta de apresentação (muito bem escrita) se candidatando para o cargo e enfatizando que você atende às exigências do cargo.
3 - Se conhecer o nome da pessoa de RH ou do "cliente" do posto, procure ligar para saber se ele recebeu seu CV e quando poderiam marcar um "rendez-vous" para conversarem à respeito. SIM, É ISTO MESMO... se você não ficar em cima da empresa, seu CV vai parar em alguma gaveta ou arquivo MORTO.
4 - Se o seu CV for bom mesmo para o cargo, eles deverão te fazer uma primeira entrevista por telefone. Esteja preparado para isto, senão vai ser pego de surpresa e não saberá o que falar. Em outro post eu dou detalhes sobre este tipo de entrevista. Obs: normalmente este tempo de espera entre o envio do CV e a ligação telefônica pode variar de alguns dias até alguns meses.
5 - Passada a entrevista telefônica, você terá dois caminhos: Se fez uma boa imagem, eles te chamarão para uma entrevista pessoal. Se não fez uma boa imagem, seu CV vai parar em alguma gaveta ou arquivo MORTO.
6 - Chamado para uma entrevista pessoal, todas aquelas dicas de como se vestir, como se portar, o que falar, o que não falar estão valendo. Uma informação importante é você buscar informações sobre a empresa. Eles gostam de saber que você conhece o que a empresa faz, seus principais clientes, etc.
7 - Depois da entrevista, vem o período de espera pela resposta. Este tempo também pode variar muito... de dias à meses. O importante é você continuar a manter contato com a empresa e fazer o acompanhamento do processo, ou seja, ligar de tempos em tempos para saber se eles já decidiram sobre a sua contratação.
8 - Se te chamarem, BINGO.... seu CV vai pro RH da empresa.

B) Para vagas "fechadas" (não publicadas em sites ou anúncios)
1 - Seguir todos os passos do ítem A começando pelo ítem 2 e adptando a sua carta de apresentação para um texto de "candidatura espontânea".

Algumas dicas para conseguir um emprego rápido.

1) Faça um ótimo trabalho de auto-conhecimento. Esta é a parte chata da história. Pode parecer sem sentido a gente ficar falando de nós mesmos, mas isto é importante para que possamos "montar" as cartas de apresentação e estarmos bem preparados para responder às perguntas dos entrevistadores

2) Faça um levantamento bem amplo de todas as empresas que atuam na sua área de interesse ou que possuam cargos de trabalho de acordo com seus objetivos. Atenção que aqui existem muitos cargos que não existem no Brasil e vice-versa. Uma fonte muito interessante de consulta sobre quais os cargos e profissões que possam te interessar, vocês vão achar no Emploi-Quebec.

3) Procure se informar detalhadamente sobre as empresas nas quais você vai mandar seu CV. Ligue para a recepção, descubra o nome do gerente de RH, o nome do gerente da sua área (TI, Adm, Financeiro, etc), telefones, e-mails, etc, etc.

4) MUITO IMPORTANTE: envie o máximo de cartas de apresentação que puder. Nas minhas buscas, de cada 20 cartas enviadas, recebia 3 ou 4 telefonemas... destes saia 1 ou 2 entrevistas. Logo, se mandar umas 20 cartas, poderá fazer uma ou duas entrevistas.... É POUCO. Lembre-se que você é apenas mais um na multidão.

5) Está com vergonha de ligar? está com medo de enviar uma cartinha? está sem saber o que escrever? está com medo das entrevistas?... bem, você terá que resolver estes problemas ou ter uma boa reserva financeira para aguardar alguém te ligar para oferecer um emprego. Mas recomendo que espere.... sentado. Melhor, deita e dorme. Vai demorar.

6) Torne-se um "procurador de emprego profissional" (não tem na lista do Emploi-Quebec, mas deveria).... Vá, até a biblioteca e pegue todos os livros que interessar sobre "como fazer um CV", "como escrever uma carta de apresentação", "como procurar um emprego", "como participar de uma entrevista", etc. Eles tem uma enormidade de publicações sobre o assunto.

7) Faça seus trabalhos em inglês e françês. Isto ajuda à praticar o idioma, a desenvolver o vocabulário e você fica preparado caso o recrutador peça um ou outro. Detalhe: dá um trabalhão doido, fazer isto.

Bem, é isto por hoje. Amanhã eu continuo... afinal, tenho que TRABALHAR.

quarta-feira, maio 06, 2009

Fui demitido!!!!!

Eeeehhhhhh... se alguém tava pensando que a crise não atingia as grandes empresas.... atinge, sim.
Apesar de estar bem empregado em uma grande empresa multinacional, já ter passado por todo o período de avaliação, ter recebido diversos elogios do chefe e estar totalmente ambientado com o trabalho... fui demitido.

Mas calma.. não precisam se preocupar.

Isto foi há um mês e meio atrás. Sim, me desculpem pela notícia um pouco atrasada, mas não quis postar sobre isto antes de ter algumas outras notícias para compartilhar.

Bem... vamos aos acontecimentos:

No início deste ano, já tínhamos recebido a notícia de que a empresa tinha tido um grande prejuízo no último trimestre de 2008..... tipo, "o gato subiu no telhado".

Depois fomos informados que o presidente iria se aposentar e um outro assumiria o seu posto. Detalhe: o cara vinha da Europa, e era conhecido pelos excelentes resultados com "reestruturação" de empresas...... "o gato se jogou do telhado".

Depois da posse do novo presidente, ele fez um acordo com os empregados que não demitiria ninguém antes de ver os resultados do primeiro trimestre de 2009. Se fossem bons, todos continuariam a trabalhar (será que ele achava que nesta recessão o resultado seria bom ou isto foi uma forma educada de dizer: "o gato caiu e está na UTI".)

Dito e feito.... em março, começaram as demissões. Não pensávamos que ele iria mexer com a área de tecnologia, pois era um departamento pequeno e com poucas pessoas trabalhando, principalmente no escritório de projetos. Resultado: ele EXTINGUIU o escritório de projetos: "o gato MORREU". Praticamente todos foram demitidos.

Como uma grande empresa que possui ações na bolsa, eles não poderiam fazer isto com muito barulho... por isto foram demitindo dia-após-dia.. um, dois, três funcionários por vêz.... (me lembrei da piada do prisioneiro leproso no campo de concentração nazista...).

Bem... numa segunda-feira logo no início da manhã, meu chefe chegou com a cara mais "santa" do mundo e me chamou junto com meu colega de trabalho para uma "conversa".

- Vocês sabem que a empresa está passando por uma reestruturação e alguns postos estão sendo extintos, e o de vocês é um deles... blá, blá, blá, blá, blá.

Bem, pra ser sincero eu não fiquei muito surpreso e nem muito preocupado. Não sei dizer porque, mas parece que eu já conhecia este "gato". Eles nos deram um pacote bem interessante de demissão, incluindo alguns meses de pagamento, férias pagas, seguro saúde por mais dois meses e contrataram uma empresa de assessoria para nos recolocarem no mercado.

Sem contar com o pagamento dos meses (é claro que a questão econômica é fundamental) esta assessoria de recolocação foi uma coisa excelente e que me ensinou muitas coisas sobre o mercado de trabalho aqui em Montreal.

Logo após termos conversado com a gerente do RH e com o representante desta empresa.. (chama-se André Filion para quem quiser se informar), eles nos pediram para separarmos nossas coisas e que poderíamos ir embora naquele momento.

Isto me deixou chateado. Parecia que estávamos sendo expulsos da empresa, quando na verdade estávamos sendo "sacrificados" por ela.

Não me deixei envolver sentimentalmente. Fiz minha malinha, me despedi dos colegas (que estavam com aquela cara de : "o que está acontecendo?", "será que serei o próximo?", "nossa!!! não esperávamos isto!!!".

Fui pra casa, tirei uns dois dias para descansar e pensar a respeito e bola pra frente que atrás vem gente.

No próximo post conto como começei a procurar empregos e algumas dicas muito interessantes que recebi sobre "retorno ao mercado de trabalho".

À bientôt.

PS. Só para não ficarem preocupados, vou contar o final da novela. Já estou empregado novamente. Mas recomendo lerem os próximos capítulos.