quinta-feira, maio 29, 2008

E já se vão 75 dias de Montréal...

Quando a vida realiza alguma mudança, mesmo que não possamos entender o porquê, sempre é para o melhor... Ainda que nos traga dor, sempre haverá outras compensações, outros caminhos de renovação, com maiores chances de Felicidade!!! (Zibia Gasparetto)

Nem nós não acreditamos que já estamos todo este tempo aqui. Tem sempre muita coisa para se fazer, e se você não o fizer, ninguém fará por você. Então o jeito é correr atrás. E todos os dias se tem novidade, é impressionante.
Enfrentar toda uma mudança exige muito planejamento em todos os sentidos: psicológico, emocional, físico, mental e financeiro $$$. Quando se começa o processo de imigração, todos não vêem a hora de chegar ao Canadá. Mil planos são feitos e muitos sonhos para se realizar.

Aqui você põe a mão na massa pra tudo. É cuidar da casa, roupa, dar atenção aos filhos, preparar uma comida saudável (pois aqui tem muito fast food, se não cuidar você vira um balãozinho em dois tempos), além de ter que estudar. Por isso tem que haver uma cooperação de todos dentro de uma casa.

Aprender outra língua para fazer turismo é uma coisa, mas para o nosso caso é muito diferente. Estamos aprendendo a recomeçar a vida neste lugar. Por isso para quem começa o processo ou ainda tem algum tempo disponível antes de chegar, estude, mas estude pra valer.

Não tem coisa pior você entrar num supermercado ou farmácia, e não entender o que os caixas te perguntam. O pessoal fala rápido demais, lógico, com delicadeza você pede para repetir mais uma ou duas vezes. E eles tem toda a paciência do mundo para te ajudar.

Hoje fiquei surpresa com uma correspondência do MICC. Meu curso de francisation iniciará dia 17 de junho e não 19 de agosto como tinham me colocado no início. Eu ainda irei me certificar o porquê desta antecedência. Lembro que implorei para a conselheira do MICC me por neste que iniciou em maio, pois a partir de julho os filhos chegariam e eu teria que dar uma assistência a eles. Mas tudo bem, estou muito feliz mesmo assim. Pois quero muito estudar o quanto antes para ajudá-los na escola quando iniciarem.

Uma amiga me perguntou um tempo atrás se estou pagando muito mico. Ah, gente! Quem é que não paga!!! Eu não vivo mais sem eles, mas é assim que se aprende. Um deles foi entrar num ônibus e perguntar ao motorista se aquela linha passava na rua que eu precisava ir. E ele muito doce disse, você já está nela...então, ande na rua e regardent bien les panneaux d'identification, d´accord?

Há mais ou menos 3 semanas estou sozinha me virando na rua sem o Monsieur Rogério. No primeiro dia que tive que ir em uma entrevista no Centre des femmes, eu transpirei tudo que tinha que transpirar, se comparando em uma hora de academia. Já fui com aquele pensamento a mulher não vai me entender, ela vai me mandar voltar pra casa em segundos de conversa. Mas para minha surpresa, se passaram 1 hora de conversa, acho que foi tranqüilo, pelo menos consegui entender 80% do que falou e acho que me fiz entender bem também...rsrs....até de receitas de bolo acabamos falando, mas é assim mesmo, é preciso encarar e superar este medo. Lógico que alguns sintomas sempre surgem antes, uma dor de cabeça, uma dor de barriga, boca seca, fome, etc.

Na semana passada tivemos o prazer de recepcionar a chegada da família Gomes aqui em casa. Eles já entraram no ritmo Montréalais. Já estão com tudo encaminhado, documentação, apartamento, emprego, em breve a escola das crianças. É assim mesmo, aos pouquinhos colocamos a vidinha em dia não é amigos? Sucesso e felicidades para vocês.

No domingo passado, aconteceu La Journée des Musées Montréalais, entrée libre. E lógico não poderíamos perder a oportunidade. Conseguimos ver dois somente, mas valeu muito a pena. Ficamos encantados. É uma pena que em algumas salas dos muséus não podia filmar e fotografar. Mas o fato de ver e saber um pouco da história já foi gratificante.

Olha que graça!!! Um trabalho manual de retirada de lã da ovelha daquela época. Musée du Château Ramezay
Eu me encanto com os jardins

Para curtir um belo domingo de sol, nada melhor que fazer um pic-nic e o melhor de tudo com muitos amigos brasileiros. E a organizadora deste encontro maravilhoso é a nossa futura prefeita de Laval, Savana...rsrsrs...é brincadeirinha amiga. E aí estão as minhas novas companheiras, Valéria, Vivi, Adriana e Suzel. Fabiano, Rogério, Mylene e .... não lembro mais o nome da mulher!!! Mas esta senhora já está no Canadá há 18 anos...dá pra acreditar? que maravilha E aí mais um pouco da mulheradaFoi um dia muito gostoso, tão bom mesmo, que acabei esquecendo minha esteira da DOLLARAMA atrás da árvore...mas como todos, eu também tenho um anjo da guarda, obrigada Savana.

Hoje é só. O próximo post ficará por conta do Rogério, pois ele tem mais assuntos voltados a trabalho e carros. Apesar que eu teria mais coisas para escrever...rsrsrs...quero fazer um post de moradia, mercado, lojas e escolas, mas deixo um pouco mais para frente.

Au revoir

sexta-feira, maio 16, 2008

Algumas novidades...

PÃO DE QUEIJO
Ai que saudades do pão de queijo. É gente, realmente não se encontra aqui ou não achamos o lugar certo ainda. Mas o maridinho em suas andanças pelo quarteirão encontrou o pacote da Yoke, e adivinha aonde? No Chez Brasil. É um petit resto brasileiro, lá se vende de tudo um pouquinho. Mas é muito simples de fazer, é só seguir as orientações do rótulo, colocar no forno e saborear.
FRANCISAÇÃO
O Rogério já iniciou seu curso na francisação no Cégep du Vieux Montréal, mas eu fiquei para agosto. Pois havia muitas pessoas na lista de espera. Para se ter uma idéia, tinha um grupo aguardando desde novembro de 2007. Os níveis com mais vagas eram débutant et avancé. E eu fui classificada no intermédiaire. No avançado são 11 semanas de curso e no intermediário são 22 semanas. É importante lembrar ao pessoal que está chegando, marcar seu rendez-vous quanto antes no bureau de imigração para o curso, pois a próxima data já está marcada, iniciará em 19 de agosto. E a madame aqui para não ficar parada, iniciará um curso no dia 02 de julho no Centre Saint-Louis são 8 semanas, ele irá até o início da francisação. Só que este tem que pagar, mas foi o mais barato que eu encontrei ( 40$ inscription + 10$ matériel scolaire) quem tiver interesse a partir do dia 04 de junho já estarão fazendo évaluation dos alunos. Tem horários de manhã e noite. Na foto abaixo, está o calendário 2008/2009 da fransição. Eu quase tenho certeza que a visualização não está muito boa, mas se alguém quiser saber em detalhes nos avise, que passamos por email.
PARA ESTUDAR
E para quem quiser dar uma espiadinha nestes sites abaixo, são interessantes para aperfeiçoar o idioma. Foram recomendados por nossos professores.


MELHOR ESTAÇÂO (FLEURS ET ÉCUREUILS)
Realmente é uma estação maravilhosa. Flores para todos os lados, parques verdes repletos de montrealaises.Os parques aqui são os lugares mais disputados em dia de sol. Ideal para um pic-nic, pedaladas de bikes, passeio com os cachorros, muitos pássaros, esquilos, ah!!! estes esquilos são muito graciosos. Um desses aí me aprontou uma muito legal esta semana, poderia até passar no Juste pour rire. Estava eu linda, bela e formosa sentada num banco de praça, lendo atentamente meu jornal e sublinhado as palavrinhas desconhecidas, quando de repente o danado do esquilo cai na minha frente sobre o jornal, imaginem alguém com uma voz de taquara rachada dando um grito. Lógico, quem do lado estava, ficou surdo e o fofo do esquilo nem se quer se mexeu, ficou me encarando na maior tranqüilidade. Consegui tirar uma fotinha dele. A Amanda e Juliana irão amar estes bichos...
No domingo passado, comemoramos o dia das mães no parque La Fontaine, até foi nosso primeiro pic-nic aqui. Nos encontramos com os amigos Maurício, Priscila e João, que foram uma excelente companhia para gente. Espero em breve reencontrá-los.
Eu e o João corremos que nem loucos atrás desse aí...
E vocês acham que João se cansava? Que nada !
AGUARDANDO LES NOVEAUX ARRIVANTS
Neste domingo estaremos recebendo os novos futuros imigrantes, Wellington, Suzel, Luciana e Tiago . Desejamos a esta família muitas bênçãos, muito sucesso e toda proteção do Senhor neste nova vida. E estaremos juntos sempre que precisarem. Sejam bem vindos.

à bientôt

sábado, maio 10, 2008

Feliz Dia das Mães...

A minha MÃE,
As MÃES das minhas amigas,
As minhas amigas que já perderam suas MÃES,
as minhas amigas que são MÃE,
as amigas MÃES de filhos presenteados pela vida,
e as MÃES de primeira viagem!!!

Ser mãe é ter magia, é saber o que é certo ou o que é errado com o coração...
É sentir quando algo esta em perigo, é ver o que não se vê...
Ser mãe é ter nas mãos proteção
É amar e não cobrar nada em troca
É saber a hora exata do tempo
É crescer por dentro
É saber partilhar, é saber unir
É prender e ensinar

Mãe é algo tão especial que já ganhamos ela de presente quando nascemos!

Mãe, mesmo que distante você está sempre em meus pensamentos,


Obrigada por tudo mãezinha, lembre-se que TE AMO.

domingo, maio 04, 2008

E a vida continua...

Almoço com amigos

No dia 20/04 oferecemos um simples almoço aos amigos Manu e Alexandre. Foi uma maneira de agradecer um pouco a grande ajuda que recebemos quando chegamos aqui. Nos deram casa, comida e roupa lavada. São nossos conselheiros, tradutores e guias turísticos. São amigos do coração.



Um susto vindo do Brasil

Como todos sabem, nossos filhos continuam no Brasil até julho. No último dia 21, a Amanda passou por uma cirurgia as pressas de apêndice. Fiquei trêmula no momento que ouvia o Rogério falar com minha irmã. Mas fomos tranqüilizados que tudo correu bem e que ela ganharia alta no dia seguinte. Meus pais e como todos da família foram muito prestativos. Deus me concedeu uma família maravilhosa. Obrigada a todos que cuidaram da Amanda por mim, em especial minha mãe, que abdicou alguns dias de seu trabalho para ficar junto a ela. Minha princesa já está bem melhor agora.


Aulas de francês

Continuamos estudando meio período por enquanto. No dia 05 de maio iniciam as aulas do tempo completo . Nós já estamos inscritos no programa, passamos por uma entrevista individual e uma redação escrita. Mas ainda não recebemos nenhum comunicado indicando o local das aulas, vamos ter que aguardar. :(

Currículos

Por mais que se tenha um excelente CV em inglês e francês, toda vez que você se inscreve em algum emprego, terá que sempre encaminhar uma cartinha de apresentação junto. É muito freqüente eles analisarem seu CV no site da empresa e solicitarem outro mais detalhado ainda, tipo: todas as suas atividades exercidas nos últimos 10 anos. :o) E o Rogério para tirar as dúvidas sobre seu CV procurou um centro local de emprego, que auxilia você na elaboração e tradução de seu CV.

Ele foi recebido muito bem pelo orientador. Como fiquei numa ante-sala, ouvia tudo, mas não entendia nada, pois foi tudo em inglês...rsrs...Só sei que o Monsieur disse que nunca tinha visto alguém com pouco tempo de Canadá ter passado por tantas entrevistas de emprego. Isso quer dizer! A carência é muito grande na área TI. Único empecilho é; IDIOMA. No mínimo você terá que ser fluente em um dos dois idiomas. Não basta só falar mas também escrever.

Um pouquinho do Brasil no Canadá

O Rogério comprou ontem o jornal de Montréal , “La Presse”, e ficamos satisfeitos em ler uma página que fala sobre a comida brasileira. Na reportagem consta a receita da feijoada, do brigadeiro e do bolo de fubá, não é demais?

Uma outra casa que encontramos aqui é o Chez Brasil. Ali você encontra muitos produtos brasileiros, como: a guaraná antártica, a mistura do pão de queijo Yoki, a nossa farinha amarela, entre outras coisitas.

Salão de Beleza

Eu que costumava ir ao salão no Brasil toda semana para fazer manicure e uma vez por mês para cuidar das madeixas e fazer depilação, aqui pelo jeito vai ser uma vez a cada 6 meses. Isso passou a ser para mim um artigo de luxo. Pé e mão você não paga menos de 40$, retoque de raiz de cabelo em torno de 60$ à 100$, depilação 10$ por parte.

Qual foi minha solução, fazer pé e mão sozinha, levei 2 horas pra fazer, isso sem contar os bifes tirados, a dor nas pernas e nas costas no dia seguinte, acho que faltou alongamento. :o( ...

Quanto ao meu cabelo de anjo, fino e leve como uma pena, encontrei o cabeleireiro brasileiro Reinaldo, ele atende em casa pela metade do preço. Mas não tive tempo de fazer nada com ele ainda.

Fui somente fazer uma avaliação com ele no salão onde trabalha na Berri-Uqam e fiquei de agendar um dia para fazer o procedimento. Em breve falo do resultado.

Para não cansar os leitores com um post muito extenso, vou continuá-lo durante a semana, ok?

À bientôt