terça-feira, abril 29, 2008

Carros.. carros... e mais carros.

Pois é meus amigos,

Atendendo aos milhares de e-mails, telefonemas, cartas e sinais de fumaça pedindo que eu mostrasse um pouco do que tenho visto aqui com relação aos carros, vou dar uma pequena amostra para os amantes do automobilismo.

Estas fotos foram tiradas em sua maioria durante a nossa visita à Toronto, mas tem algumas aqui de Montreal também.

Não sei se era porque estávamos bem no centro financeiro de Toronto a quantidade de carros que passava na rua era inacreditável.

Estou falando de C A R R O S.

Mas vamos lá....

começaremos pelos conversíveis... foi só sair um solzinho e a galera botou a capota pra fora...

AUDI
outro AUDI
(a turma gosta deste carro... tem pra todo lado)
BMW
JAGUAR (básico)
MERCEDES
(olha o detalhe do V8 COMPRESSOR... deve andar pouco..)
um MAZDA seguindo um PORSCHE
(o porsche passou o sinal e o mazda ficou...reparem que o sinal tá amarelo...rsrs)

Se você gosta de carro para a família toda... tem várias opções. O meu predileto é este.

LINCOLN NAVIGATOR

mais uma....

o mesmo indo..

Agora para aqueles que gostam de algo mais sofisticado...

BMW seguindo um JAGUAR

este é raro de ver no Brasil... é um LEXUS GS450

de frente

e verso

MERCEDES S550
(e tem também S600, CLK, CLS, AMG, etc, etc)
achou pouco???.... que tal ir trabalhar num
ROLLS-ROYCE ZERADO com rodas cromadas....
.... é só pra quem pode MUUIITTOO.
Não tem dinheiro para comprar um destes?... pode pegar o táxi na frente da rua...
LINCOLN TOWN CAR, TOYOTA CAMRY, CHRYSLER 300
se você estiver hospedado em um bom hotel, tem o serviço de limousines...


Agora, o que eu acho mais impressionante é a quantidade de Porsche que tem por aqui. Parece que todo mundo pode comprar um... tem pra todo o gosto...

Este é em homenagem ao meu amigo Camargo...
quando eu ví ... já tinha ido.
este aqui eu ainda consegui fotografar porquê ficou preso no sinal...

Estes dois estavam batendo um rachinha básico...
observe que vem um outro fazendo a curva bem atrás deste prateado, ...

e lá se foram os dois... (foi só o tempo da máquina recarregar e já tinham se mandado)
Este dia foi especial... tava saindo do metrô e dei de cara logo com dois estacionados...
um normal e outro conversível...
detalhe: atrás tinha um LEXUS, uma MERCEDES... e..
do outro lado tinha um
ASTON MARTIN (o carro do 007)... este eu só tinha visto no cinema e nas revistas.
Pra finalizar com chave de ouro... melhor com chave vermelha...
Vocês não sabem o que é ouvir este carro se aproximando
FERRARI 355 (em Toronto)
um close na máquina para ter certeza que é uma legítima Ferrari
dois dias depois encontre mais uma no posto de gasolina perto de casa...

tô exagerando????? não é pra ficar maluco aqui?

Bom.. acho que é isto...agora tenho que levar minha bicicleta para encher o pneu....rsrsr

segunda-feira, abril 21, 2008

Aniversariantes do mês, novidades e os últimos acontecimentos…

Não poderiamos deixar de registrar aqui os aniversariantes do mês de abril, todos muito importantes para nós.

Não importa quão longe estamos, queremos desejar com todo o nosso carinho e amor, toda felicidade que vocês merecem nesta vida e que seus caminhos se abram para as belezas da vida. A vocês, meu pai Edimar, meu sobrinho João Guilherme, meu primo Anderson, meu tio Edson e meu tio Adilson, são obras preciosas que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades, nós os admiramos e queremos muito bem. Feliz Aniversário!!!

A novidade é que já recebemos nosso cartão de cidadãos canadenses. Levou exatamente 4 semanas.

Francisação
Fomos selecionados para o curso de francisação em período integral. Falta definir a turma e o início das aulas. Tivemos que passar por uma entrevista individual com um agente do Bureau de Imigração. Nesta conversa a pessoa já identifica seu grau de entendimento no francês e depois você faz uma redação para saber seu nível de escrita também.

Visita dos nossos amigos
No último de fim de semana, tivemos a agradável visita da Camila e José Roberto, nossos futuros doutores no Canadá. É uma pena que irão para Ville de Québec, mas estamos torcendo por esta família, eles merecem. Ah! Fomos presenteados com latinhas de leite condensado e café brasileiro, hum! é tudo de bom.

Também recebemos em nossa casa os nossos amigos brasilienses, mas agora “gatineauenses” Alexandre e Valéria que passaram o fim de semana com a gente conhecendo um pouco de Montréal. No sábado estava friozinho e no domingo choveu e nevou bem pouquinho, não deu pra fazer nada ao ar livre, mas conseguimos passear na cidade subterrânea e levar o Alexandre ao delírio com a loja da Apple. No domingo, adivinhem só? Almoço típico brasileiro: FEIJOADA BRASILEIRA na casa dos nossos adoráveis amigos Fabiano e Savana em Laval. O almoço estava uma delícia, diga-se de passagem, a Savana é uma cozinheira de mão cheia. Obrigado pela recepção e pela atenção especial que vem nos oferecendo desde que chegamos no Canadá.

Estudos e trabalho
Segunda feira de manhã, aula de francisação e a tarde o Rogério fez outra entrevista de emprego. Quero fazer um breve comentário sobre isso. O Rogério realmente vem se superando a cada entrevista que faz, tanto com o idioma como na sua desenvoltura diante das pessoas. Admiro esta sua capacidade de aprendizagem com a língua, coisa que para mim está sendo um pouco lento. O problema não está em falar, mas em compreender o que as pessoas falam; isso sem contar quando bufam (rsrsrs) quando estão conversando ou explicando alguma coisa, mas isso é um jeito típico da região.

Mas voltando ao emprego, o Rogério tem realizado algumas entrevistas. Isso a nosso ver é um bom sinal, pois sua área realmente está em demanda por aqui. Mas o que vem ajudando ele nas entrevistas são suas pesquisas rápidas sobre a empresa; o que já demonstra seu interesse sobre ela.

Visita a Toronto
Na terça-feira fomos conhecer Toronto, a convite de um dos organizadores de um congresso que o Rogério trabalhou. Ganhamos as passagens e a estadia.

Fomos de trem por ser mais barato e para conhecer este sistema de transporte. Podemos dizer que valeu a pena. Os bancos são maiores que do avião da Air Canadá, nossas longas pernas agradeceram e deu até pra tirar aquele cochilo gostoso.

No vagão, tem como utilizar seu lap-top sem problemas pois eles possuem acesso sem fio à internet, só tem que pagar uma taxinha básica, mas não sabemos o valor, e se de repente seu computador ficar sem bateria, não se preocupem, ao lado do banco existem tomadas para deixar carregando, isso não paga...rsrsrs...

Os comissários passam em hora em hora com um carrinho vendendo lanches, salgadinhos, café, refrigerantes e guloseimas, é isso tem que pagar não é cortesia como no avião...mas a maioria dos passageiros levam suas básicas marmitas dentro do trem e fazem seu pic-nic sem problemas.

A limpeza dos vagões e dos banheiros também é muito boa e sem contar que a paisagem é magnífica.

Levamos 4 horas e 50 minutos de Montréal até Toronto.

Chegamos em Toronto fomos direto para o hotel, o qual era próximo da estação. Fomos caminhando pela rua e nos deslumbrando com os aranhas-céus.

Hotel Renaissence em Toronto

A cidade é gigantesca, linda, as pessoas muito bem vestidas e sem contar o desfile de carros, eita que tinha alguém do meu lado que só dizia: Olha isso, nossa, olha aquele, nossa, ah, preciso tirar uma foto... agüenta!!!

Para nossa surpresa o hotel ficava colocadinho com a CN Tower e do restaurante do hotel tínhamos acesso ao campo de beisebol, conseguimos assistir um jogo, show de bola. O hotel ficava anexo ao estádio Rogers Centre. Maravilhoso a vista do estádio... de manhã o teto se abre e os jogos são realizados com a luz natural.. de noite o teto se fecha e tem luz artificial.... coisas de primeiro mundo.

No congresso o Rogério fez muitos contatos profissionais e amigos. Estes três dias para ele foram gratificantes, pois mais uma vez teve que soltar a língua, agora só no inglês. Chegava cansado e quase sem voz para o hotel. E ainda assim tinha disposição para reformular seus currículos conforme cada cliente solicitava no Congresso.

Não é por ser meu marido, mas o Rogério tem se dedicado muito nestes últimos 36 dias. Ele vem se empenhando cada vez mais em todos os sentidos, nos seus estudos com o idioma, na busca de informações sobre sua área, pesquisas sobre escola para os filhos, cooperando nas tarefas domésticas, além de um companheiro maravilhoso.


Farei em breve um post relatando minhas opiniões sobre a cidade de Montreal.

Abraços a todos

Salmo 23
O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranqüilas. Refrigera minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam. Prepara-me uma mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda.

segunda-feira, abril 14, 2008

Viagem a Toronto

Amanhã vamos conhecer Toronto.
O Rogério foi convidado para participar de um congresso de gerentes de projetos e ganhamos passagens e hospedagem.
Vamos ficar uns três dias por lá.
Assim que pudermos colocaremos as fotos.

À bientôt

Primeiro mês no Canadá

Pois é.... hoje faz um mês que colocamos nossos pés aqui em terras canadenses.
Passou rápido mas foi um mês bastante intenso.
Temos vivido uma grande experiência nestes últimos trinta dias. Montreal é uma cidade multicultural.... tem gente de todo o canto do mundo.
Fazendo uma análise rápida sobre este período, eu diria que o saldo é bastante positivo. Vejamos:

Pontos positivos
- Já estamos com toda a nossa documentação providenciada
- Já temos conta em banco e cartões de crédito
- Já estamos morando em um apartamento bem localizado e mobiliado. É certo que vamos ter que mudar, mas temos tempo para isto.
- Já estamos participando do curso de francisação.
- Já estou participando de várias entrevistas de emprego. Ainda não tive nenhuma resposta definitiva, mas as perspectivas estão sendo boas até agora.
- Não sofremos muito com o inverno. Foi um pouco estranho porque não estávamos preparados, mas agora já temos uma idéia de como nos prepararmos para o próximo.
- Estamos gostando muito da cidade. A cada dia descobrimos uma coisa nova.
- Os carros são sensacionais....ops.. prometi para a Lú que não falaria de carros....rsrsrs

Pontos negativos
- A falta de fluência nos idiomas é um problema que estamos tentando acabar o mais breve possível. Este realmente é um grande divisor de águas aqui... quando se consegue comunicar bem, as portas se abrem de verdade.
- Os gastos ainda são altos devido à falta de conhecimento das coisas por aqui. Fazer um supermercado ainda é um teste de adivinhação.... não conhecemos as marcas, os produtos, os gostos, enfim.. tem que arriscar.

Algumas observações interessantes
- As pessoas fumam mmmuuiiitttoo por aqui. Em todos os lugares tem muita gente fora dos escritórios fumando e também dá para perceber pela sujeira que eles fazem nas ruas
- É muito interessante você ouvir tudo quanto é idioma sendo falado na cidade. Tem gente de todo lado... a gente vê cada figura... cada roupa... cada estilo bizarro.... enfim.. tem de tudo.
- No geral as pessoas não tem aquele calor humano que vemos no Brasil. Muitas vezes eles nos tratam como uma máquina... só fazem o que vc fala ou pede. Outras vezes, vc encontra alguém que é mais atencioso e se dispõe a explicar ou te ajudar em alguma dificuldade. O importante é que a gente não está se deixando levar por aparências... se por um jeito não dá, tentamos por outro.
- A cidade é muito maior do que pensávamos. Estes dias pudemos dar uma volta de carro e percebemos que tem muita coisa que ainda não conhecemos. Aos poucos vamos contando aqui.
- Ainda não vimos nenhuma violência na cidade. Tem mendigos, sim... tem pedintes. Mas mesmo estes não ficam te perturbando muito.
- Acho que uma das profissões que mais trabalham aqui, são os bombeiros. A gente escuta e vê bombeiros passando o dia todo. Parece que o fato das casas serem de madeira, facilita os incêndios.
- Os jovens em geral, tem uma aparência rebelde, embora vc sempre escuta eles falarem "por favor", "com licença", "senhor", "senhora"... etc. Ainda não tivemos contato direto com nenhum deles, mas é gozado ver as figuras andando no metrô.
- De cada 10 pessoas que vc observar no metrô ou no ônibus, pelo menos umas 05 vão estar com fones de ouvido. Eles adoram ficar ouvindo música enquanto estão andando. Dos 05 restantes, 03 vão estar lendo e os outros 02 são imigrantes que acabaram de chegar...rsrsrs

Bem... é isto por enquanto... que venham os próximos meses.
À bientôt

domingo, abril 06, 2008

Terceira semana.... e a vida continua

Já estamos entrando na quarta semana aqui em Montreal. Realmente o tempo passa muito rápido aqui, mas também a gente faz muita coisa.

Durante este período temos aprendido muitas coisas e obviamente temos percebido que ainda precisaremos aprender muito mais pois a cada dia descobrimos coisas novas.

Neste post vou tentar listar algumas curiosidades e algumas observações que fizemos durante este período.

Observações
- AMIGOS: quem tem amigo não morre pagão. Dica para quem está vindo - procurem conhecer pessoas que possam ajudá-los no início. Estamos tendo uma ajuda muito grande de várias pessoas, em destaque para nossos queridos Alexandre e Manu, e também Fabiano e Savana. Obrigado pela amizade de vcs.
- CIDADE: a primavera está começando e o gelo está saindo das ruas. Com isto tem aparecido a sujeira. Todo mundo tem reclamado nas ruas e também dos buracos nas pistas. Já nos disseram que em breve a cidade estará limpa novamente. Vamos aguardar
- CARROS: é de quebrar pescoço de quem gosta... não vou cansar de repetir... eu que curto fico o tempo todo olhando as novidades. Realmente é uma coisa impressionante como eles tem carros novos e bons. Digo bons, para o padrão brasileiro. No Brasil um Honda Civic novo tava custando por volta de $ 35.000. Aqui com esta grana vc anda de Mercedes, Audi ou BMW (pode escolher).
- TRABALHO: isto é algo que está me surpreendendo. Já fiz algumas entrevistas e tenho outras já agendadas. Diariamente tenho recebido ofertas de emprego pela internet. Na minha área (gerenciamento de projetos) o mercado está bem favorecido, especialmente para quem tem grande experiência. No meu caso específico tá faltando os idiomas. Ainda não estou me sentindo seguro para as entrevistas. Acho que quando melhorar o francês e o inglês, conseguirei algo semelhante ao que eu fazia no Brasil.
- TRANSPORTE: este é outro ponto bastante legal por aqui. Tudo funciona e no horário. Se é para passar às 14:02.... pode chegar às 14:01 que em um minuto o ônibus vai parar. Um ponto negativo neste assunto é a forma fria e descortêz dos atendentes do metrõ.
- MORADIA: tem pra tudo e pra todos. Tem que procurar com calma, mas tem oferta de aluguel para tudo quanto é lado. Estamos aguardando resolver a questão do trabalho para fecharmos o aluguel a partir de julho.

Curiosidades
- Por duas vezes encontrei brasileiros no metrô. A primeira foi o meu grande amigo Celso que está aqui estudando. Na segunda conheci o Luis Felipe, que também está aqui faz o mesmo tempo que nós. Detalhe: Já nos encontramos DUAS VEZES no metrô... Acho que ainda seremos vizinhos um dia. Muita sorte a todos.
- Já conseguimos nos cadastrar para recebermos uma ajuda alimentar. Mas ainda não acertamos no que queremos. Vou seguir as indicações do Luis Felipe e da Renata para ver se conseguimos uma cesta melhorzinha.
- Na semana que vem a Lú vai começar o curso de francisação em período parcial. Eu também tenho uma entrevista de avaliação, mas parece que eles também tem vaga para mim. Vamos aguardar.
- Com o aumento do calor, temos andado mais demoradamente nas ruas e observamos que o pessoal já está com ares de verão : pessoas correndo de shorts, mesas na calçada em frente aos cafés, pessoas andando com os filhos e os cachorros, etc
- Como tem cafeteria por aqui... parece que o pessoal curte estes lugares como curtíamos os shoppings no Brasil. Eles ficam um tempão dentro destas cafeterias (Starbucks, Tim Hortons, etc) tomando café, acessando a internet (que é grátis), lendo jornal, conversando... um tempão.
- As lojas fecham no sábado ás 17:00hs. Ontem deu aquela vontade de passear no final da tarde e tudo estava fechado. Fazer o quê?
- Descobrimos a 25 de março de Montreal... é na rua Jean Talon. Ontem de manhã ficamos um tempão andando por lá. Ainda não fomos no mercado que também tem lá, mas esta semana a gente vai conhecer.
- Também descobrimos que moramos perto de duas colônias de imigrantes: os gregos e os portugueses. Perto de casa tá cheio de lugar com referências aos gregos. Andando um pouco mais descobrimos uma padaria de uma portuguesa muito gente boa. Ela nos deu um livrinho da comunidade portuguesa aqui em Montreal.. tá cheio de endereços legais, inclusive de brasileiros. Vamos fazer uma triagem e vamos postar os melhores lugares.
- Ultimamente o assunto principal dos noticiários é a morte de quatro pescadores, na verdade caçadores de foca, em uma cidade aqui perto. O barco deles afundou e eles morreram afocagos no mar. Um ainda está desaparecido. Incrível como eles deram destaque à esta notícia. Parece que abalou muito mesmo a sociedade. Entrei no site de notícias do Brasil e o destaque é a morte da menina Isabela de 5 anos... Para refletir.

Por hoje é só... Bom domingo a todos.