domingo, março 30, 2008

Fotos da semana

Aonde moramos. A Lú não quis sair para tirar a foto.
Este apartamento é bem localizado, na região do Plateau Mont Royal. Tem muitas coisas perto. Bastante comércio. Ônibus é na esquina e em 5 min estamos na estação do metrô

Vista da rua

Pode parecer que a rua está suja (apesar de estar um pouco, sim), mas era dia de coleta de produtos recicláveis. O pessoal coloca na porta das casas tudo o que pode ser reciclado nestas caixas verdes.

Uma nevezinha não faz mal a ninguém.... isto foi quinta de manhã


Na estação de trem de Montréal. Fomos pegar as passagens para Toronto. Muito grande esta estação. Parecia que estávamos em um filme.

Paraíso de consumo... aqui tem loja de tudo... e são bem especializadas em alguns casos.

Esta vai para o meu compadre Alexandre (Valéria).

- Amigo, se aí na sua cidade não tiver uma destas, pode vir para Montréal que vc vai ficar maluco nesta loja. Só queria ver vc lá dentro.....rsrsrs

Esta é para a turma do Sul que se amarra em doces (especialmente a garotada). É ou não é uma perdição....?????

Esta é pra galera que se amarra num Açaí (inclusive eu). Não é EEEEXXXatamente igual ao nosso, mas deu pra matar a saudade. Se não estou enganado, é na estação McGill... vou voltar lá para me certificar..hahahaha

Tá cansado??? tem estas poltronas no shopping para fazer uma massagenzinha... 1$ por 2 min... Eu só sentei..rsrssr

Centre Bell.... aqui rolam as partidas de Hóquei e é a sede do time da cidade - Canadiens de Montréal .... ainda vamos assistir um jogo algum dia.

Passeio pela Velha Montréal... um lugar fantástico... vale a pena conhecer.

Lá tem muitos restaurantes aconchegantes e várias lojinhas de lembranças canadenses (epa... lembranças canadenses????... tem alguma coisa sobrando aí nesta foto....rsrssr)

Uma das primeiras casas construídas aqui... 17??? e lá vai chumbinho... é um museu. Como tinha que pagar ingresso (com família é mais barato) decidimos voltar quando a galera chegar.

Dá para conhecer o bairro nestas charretes aconchegantes... muito legal.

Centro de Ciências de Montréal... passa filmes em 3D

Pegamos um taxi para voltar para casa.... baratiiiiinho.

Esperimentamos o Siroup d´Érable...parece bala-puxa... delicioso.

A Lú viu este cara na loja e resolveu tirar uma foto dele... não sei porquê, mas disse que se parecia comigo.. eu não acho!!!!

Até mais para todos!!!

Mais uma semana se passou....

Nossa, já se foi mais uma semana aqui no Canadá.

Parece pouco, mas durante este período a gente faz muita coisa quando está se instalando.

Ainda estamos conhecendo a cidade e a cada dia que passa ficamos mais encantados com tudo o que vemos.

Vou tentar resumir o que se passou durante estes dias.

Primeiro queria deixar registrado o nosso encontro no sábado (véspera de páscoa). Foi uma tarde muito legal com vários brasileiros na casa do Marcelo.
No domingo estivemos com o Fabiano e a Savana para o almoço de páscoa, mas não tiramos nenhuma foto... esta vamos ficar devendo.

Durante a semana continuamos nossas atividades de procura de emprego e de um apartamento para alugar para julho.

Com relação à emprego, vou deixar para falar depois que tiver mais informações (posso por enquanto adiantar que está melhor do que esperávamos). Temos lido no forum Brasília-Canadá algumas polêmicas sobre emprego aqui em Montreal. O que temos a dizer é o seguinte:
1) Ninguém fica desempregado por aqui. Só se quiser. Tem anúncio de vagas em tudo quanto é lugar.
2) Na minha área específica (informática) tá sobrando vagas. É óbvio que é preciso ajustar a sua experiência aos cargos, mas tem muita oferta.
3) Saber falar o idioma (seja o francês ou o inglês) vai aumentar as possibilidades, mas não é impeditivo. Ou seja, se a pessoa quiser trabalhar, é só pesquisar com calma que acha alguma coisa.
4) Uma coisa importantíssima que percebi, é que os empregadores não gostam de ficar se oferecendo. Eles preferem que a pessoa se candidate. Ou seja, querem que você demonstre o interesse pela vaga ou pela companhia. Se fizer isto direitinho, mesmo que não tenha uma vaga ou o seu perfil não se encaixe, eles ficarão interessados em te contratar. Dinheiro eles tem.

Na sexta fomos ao Escritório de Imigração. Fomos bem tratados e tivemos muitas informações sobre o funcionamento das coisas aqui em Montreal. Já nos inscrevemos para o curso de francisação, mas por enquanto vamos fazer só em período parcial. O curso de período integral só começa em maio.

Em resumo é isto. Para finalizar alguns comentários sobre estes primeiros quinze dias aqui.
- Sobre a cidade - superou as nossas expectativas. É óbvio que em uma cidade com 3 milhões de habitantes, não dá para ser perfeita. Estes dias temos visto muita sujeira nas ruas, principalmente com os desgelo.
- Carros - para os amantes do assunto posso dizer que é uma loucura o que se vê por aqui. BMWs, Mercedes, Audis são carros quase que populares por aqui. Até Bentley eu já ví passando na rua. É um tal de X5 prá lá, Q7 prá cá, ML indo, LS vindo... a gente fica doido olhando os carros.
- Compras - tem pra todo gosto e pra todo preço. Tem coisas baratas, tem coisas caras, tem de tudo. É um paraíso de consumo. Destaque para eletro-eletrônicos (muita oferta), souvenirs (tem em todo lugar uma lojinha com artigos do Canadá), Cafés (é um paraíso para quem gosta... Starbucks, Tim Hortons, etc)
- Pessoas - até agora temos sido muito bem tratados. As pessoas são educadas e tem paciência em conversar mesmo com quem não fala bem. Há excessões (bilheterias do metrô).
- Transporte - barato, eficiente e pontual
- Comida - nos supermercados tem de tudo. Os preços são bons, mas sempre tem ofertas relâmpagos que não dá para perder. Nossa alimentação é parecida com a que tínhamos no Brasil, salvo algumas excessões (feijão, carne, pão de queijo). Se procurar acha. Até já tomei açaí por aqui.
- Serviços - as coisas funcionam bem por aqui. O detalhe é que vc tem uma oferta muito grande e por isto eles te oferecem exatamente o que vc quer. Se pedir errado, vai ganhar errado. Tudo o que fizemos foi muito rápido: abrir conta em banco, comprar telefone, tirar documentos, etc.

Desculpem pela demora em postar, mas com esta correria fica um pouco difícil. Vamos tentar ser mais frequentes.

Queremos fazer um agradecimento especial para aqueles que fazem seus comentários no nosso blog. Adoramos receber os comentários.

Só tem um problema:

Se quiserem que a gente dê alguma dica ou informação específica, pedimos que nos mandem o e-mail de contato. Assim poderemos conversar diretamente com vcs.

Um grande abraço a todos.

domingo, março 23, 2008

Feliz Páscoa

Hoje fomos almoçar na casa dos nossos amigos Fabiano e Savana. Também contamos com a presença dos nossos novos amigos Gustavo e Roberta.
Após o almoço, demos uma volta por Laval para conhecer alguns bairros. Um dia faremos um post sobre o lugar.
Aos nossos queridos parentes e amigos que lêem e acompanham nosso blog, desejamos uma feliz páscoa.
Aqui, a data não tem uma comemoração tão intensa como no Brasil, mas mesmo assim o significado é o mesmo.
Uma feliz páscoa a todos!!!!

Em solidariedade a um amigo

Para ler naqueles momentos em que a gente se para pensando se valeu a pena ter imigrado ou não.

Parece inacreditável esta história que se passou com o meu amigo Sandro, mas é verdade. E foi no nosso querido Brasil.

Ao Sandro e sua família eu quero dizer que apesar da dor física que possa estar sentindo, ela e passageira e menor do que a dor interior que irá perdurar por um bom tempo. Mas, felizmente nada de mais grave aconteceu. Melhoras amigo.....

Espero que um dia esta história seja diferente para muitos que ainda dependem do sistema de saúde pública brasileiro.

sexta-feira, março 21, 2008

Primeira semana em terras canadenses

Hoje faz uma semana que chegamos em Montreal.

Vou tentar resumir o que foram estes dias e quais as nossas primeiras impressões.

Nossa chegada aqui foi tranquila.... quer dizer... mais ou menos.

Tirando a mala que rasgou no vôo e a Air Canadá não quiz reembolsar, foi tudo tranquilo.

Ao desembarcarmos ligamos para nossos amigos (mais uma vez obrigado à Manu e ao Alexandre) para confirmarmos o endereço e levarmos as tralhas para lá.

Pegamos um taxi grande e logo chegamos no apartamento deles. A Manú também tinha acabado de chegar do curso e nos encontrou na entrada.

A cidade é muito linda e estava coberta de neve. Nosso primeiro impacto. Não tínhamos roupas adequadas para o frio, mas deu para aguentar.
vista do bairro aonde ficamos hospedados


vista da varanda do apartamento da Manu na manhã de sábado

Na sexta-feira (14) mesmo, saímos para comprar aparelhos celulares e um computador. Não deu tempo de comprar o computador, mas conseguimos os celulares.
paraiso de consumo para informáticos e amantes de tecnologia
No sábado viemos ver o apartamento que estávamos negociando pela internet. Fomos bem recebidos e fechamos negócio. O apartamento foi alugado completo (mobilias e serviços).


Domingo fomos assistir à parada de Saint Patrick. Vejam algumas fotos.


a famosa Polícia Montada do Canadá
carro do primeiro-ministro (um pouco sujo com a neve...)
até a cachorrada aqui tem que andar de bota na rua... repara nos pés dos cachorros
Na segunda fechamos o contrato de aluguel e nos mudamos na terça.

Quarta fomos providenciar nossos documentos de Seguro Social e Assistência Médica.


Também foi tudo tranquilo. O atendimento é rápido e os atendentes não se impressionam se vc não fala bem o francês. Teve até um deles que tentou explicar um pouco em espanhol para ver se entendíamos melhor... mas foi tranquilo.

Na quinta, fomos dar uma volta no bairro para conhecer um pouco o comércio. Descobrimos um supermercado perto e fizemos umas compras. Não deu para comprar muito, porque não conhecemos ainda as coisas daqui, mas tentamos não mudar muito de hábitos por enquanto. Compramos muitas frutas e compramos carne também. Algumas coisas são caras por aqui, mas tem muitas outras baratas também. Tem que ficar de olho nas promoções.

Hoje é feriado aqui e ficamos um pouco em casa para descansar. De tarde o Rogério foi até a Best Buy para comprar a impressora que ele tinha direito com o desconto da compra do computador.

É isto... a vida tá bastante corrida por estes dias, mas estamos nos saindo bem. O maior problema por enquanto tem sido o idioma, mas o pessoal conversa de qualquer jeito... se não for em francês, eles mudam para o inglês, se não der, tentam outro idioma... enfim, sempre dão um jeito de se comunicar.

Amanhã teremos um amigolate com alguns amigos e no domingo vamos almoçar na casa do Fabiano e da Savana que nos convidaram.

Acho que com o tempo as coisas irão se ajeitando devagarzinho. Foi assim com muitos outros que chegaram antes da gente.

Não estamos postando como gostaríamos, mas vamos tentar manter a todos informados da melhor maneira possível.

Caso alguém tenha alguma pergunta específica, por favor, podem pedir. Teremos prazer me responder. Não sei se é a correria, ou o excesso de informação, mas as vezes parece que até estamos sem assunto. Não é isto... estamos muito felizes e ansiosos para que as coisas aconteçam e durante estes dias temos aprendido e observado muito. É muita informação. Vamos tentar colocar depois algumas destas nossas lições que temos aprendido aqui.

Mas, para não perder a oportunidade, lá se vão as 05 primeiras que queremos deixar com aqueles que estão vindo:
1) Estudem tudo o que puderem de francês
2) Estudem tudo o que puderem de inglês (o ítem 1 e 2 estão no mesmo nível)
3) Procurem se informar o máximo possível sobre a cidade (bairros, moradia, trabalho, transporte, etc). Isto evitará um grande desgaste aqui.
4) Procurem fazer amigos que já estejam morando aqui e que possam ajudá-los quando chegarem
5) Não confiem nas roupas de inverno que comprarem no Brasil. Aqui o frio é nacional....não aceita produto importado.


À bientôt

quarta-feira, março 19, 2008

Primeiro post em terras canadenses

Chegamos!!!! …. Finalmente estamos em Montreal

Desculpem a demora em postar as notícias, mas desde que chegamos a correria tem sido imensa. Acho que isto acontece com todo novo imigrante.

Mas temos que assumir… se não fossem os nossos ggrraaannnddddessss e qqqquuuueeeerrrriiiidddddoooosss amigos Manu e Alexandre, não conseguiríamos fazer nem a metade das coisas que já conseguimos fazer. Taí uma grande verdade : Quem tem amigo, não morre pagão. Valeu Manu e Alexandre.

Mas vamos tentar contar um pouco o que vivenciamos nestes últimos meses. Mas vamos fazer isto em partes para não cansar. Ahh e também não vamos entrar muito em detalhes para não ficar muito grande.

Exames médicos

  • Nossos exames foram realizados em Curitiba.
  • O médico era um senhor bem velhinho e muito simpático, mas quem mandava mesmo era a auxiliar
  • O lugar era minúsculo. Nem parecia uma clínica autorizada pelo governo de Quebec
  • Durante a consulta, toda hora o médico perguntava para a auxiliar : e agora, o que temos que fazer?
  • No final eles nos disseram que estava tudo bem…… MAS….
  • No dia seguinte me ligaram para refazer o raio X. Detalhe : já tínhamos voltado para Blumenau. Resultado : Mais R$ 200,00 para voltar para Curitiba e refazer o Raio X. Pronto… vamos aguardar.. MAS…
  • Agora o Rogério precisava de consultar um especialista, pois tinha aparecido uma manchinha que poderia prejudicar o resultado…. Resultado : Mais R$ 200,00 para o especialista. Detalhe : o parecer foi feito em um inglês que nem analfabeto faz pior.
  • Pronto. Exames feitos… voltamos a esperar pelo pedido de passaportes

Pedido e recebimento dos Passaportes

  • Não demorou muito para pedirem os passaportes.
  • Mandamos para São Paulo os passaportes e alguns dias depois eles chegaram no Rio de Janeiro (nesta época já estávamos no Rio). Vejam as fotos no post anterior.

Viagem pré-imigração

  • Para descansarmos um pouco e nos prepararmos para a nova vida, nos demos de presente um cruzeiro até a Argentina, passando por Punta del Leste, Ilha Bela e Santos.
  • Só temos uma coisa a dizer…. Vale a pena!
  • O navio era imenso… tiramos muitas fotografias durante a viagem, mas ainda não organizamos o nosso album. Aguardem que brevemente iremos mostrar todas as fotos. Por enquanto, fiquem com uma amostra…

Viagem para o Canadá

  • A saída do Rio foi muito emocionante. Estávamos muito ansiosos. Nosso vôo saiu na hora do almoço com destino a São Paulo.
  • Tentamos não levar excesso de bagagem, mas não deu. Quando fomos pesar as malas tínhamos passado uns 12kg. Sem contar que estávamos com uma mala a mais
  • Conversa vai… conversa vem.. . e a atendente da TAM libera a bagagem sem cobrar o excesso. Primeiro erro : Não tentem burlar as regras, que uma hora vai se pagar o preço
  • Conseguimos ainda que a atendente, despachasse as malas direto até Toronto. Isso iria nos poupar um grande trabalho em SP.
  • Vôo foi tranquilo… chegamos na hora.
  • Fomos até a Receita Federal para fazer a Declaração de Saída Definitiva. Novidade : fomos informados que não precisávamos fazer a declaração, visto que não tínhamos intenção de voltar. Beleza… um documento a menos.
  • Esperamos até a hora do check-in. Três horas antes, abriram os guichês.
  • Chegamos lá e já tinha uma fila enorme.
  • Quando fomos atendidos , veio a surpresa : O atendente disse que não poderíamos viajar sem pagar o excesso de peso. E ainda teríamos que abrir uma das malas para diminuir o peso.
  • Moral da história : uma hora e meia depois, tivemos que desfazer uma das malas e colocar parte em uma caixa que foi despachada como excesso de peso. Custo da enrolação : dois volumes em excesso.
  • O vôo para Toronto atrasou uns 20 min. Durante a apresentação, ficamos sabendo que não teríamos nem cinema, nem televisão, nem rádio, nem nada. O sistema de audio-visual do avião estava quebrado.
  • No dia seguinte, o capitão pediu desculpas e disse que poderíamos reclamar e pedir uma compensação pela falta do vídeo.

Chegada em Toronto

  • A chegada em Toronto foi bem tranquila. Tivemos a primeira visão do inverno canadense.
  • A passagem pela imigração também foi bem tranquila. Apresentamos os nossos documentos e eles nos orientaram sobre quais seriam os nossos primeiros procedimentos para conseguir o restante da documentação. O atendimento foi muito bom, o pessoal é bem tranquilo. Conseguimos nos comunicar tranquilamente.
  • Aqui tivemos um das nossas primeiras decepções. Uma das nossas malas estava rasgada. Conversamos com o representante da companhia e ele nos informou que quando chegássemos em Montreal, poderíamos fazer uma queixa que seríamos ressarcidos. NÃO FOMOS. Ao chegar em Motreal, os atendentes nos mostraram um documento dizendo que se a mala está com excesso de peso, qualquer avaria não será da responsabilidade da companhia. Bem, não confiamos nisto e vamos, mesmo assim, enviar uma carta para a Air Canadá com a foto da mala para vermos se conseguimos alguma reparação.
  • Perdemos o vôo para Montreal por causa do atraso. Sem problemas. Fomos no guichê da Air Canadá e remarcamos a nossa passagem. Tem vôos de hora em hora. Sem burocracia.
  • Uma hora depois, já estávamos em um avião da Air Canadá voando para Montreal. Desta vez, com os monitores de vídeo funcionando perfeitamente.

Chegada em Montreal

  • Continua no próximo post….aguardem.