terça-feira, outubro 24, 2006

Motivos para deixar o Brasil

Caros amigos,

Venho pensando ultimamente em qual seria a minha resposta quando for entrevistado e me perguntarem porquê estou querendo ir para o Canadá.

Sei que apenas dizer que estamos fugindo da violência, falta de trabalho, etc, não é uma boa resposta para o entrevistador.

Mas hoje, lendo um blog de um casal que também está querendo imigrar - http://paulistanosnumafria.blogspot.com/ , encontrei um texto do João Ubaldo Ribeiro que me mostrou sobre a razão principal de não mais acreditar que o nosso tão querido e amado país tenha um futuro promissor, pelo menos não acredito que isto aconteça na minha geração.

De qualquer forma, esta é apenas uma impressão PESSOAL e antes que apareçam os críticos, quero dizer que respeito o pensamento de cada um. ESTA É A MINHA OPINIÃO.

Segue o texto para sua avaliação. Será que ele está certo????


"Precisa-se de matéria-prima para construir um país"
de João Ubaldo Ribeiro

"A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão e corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a "esperteza" é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal e se tira um só jornal, deixando os demais aonde estão. Pertenço ao país onde as "empresas privadas" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos ... e para eles mesmos.

Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos. Pertenço a um país onde a impontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.Onde fazemos "gatos" para roubarmos luz e água e nos queixamos de como esses serviços estão caros. Onde não existe a cultura pela leitura (exemplo maior é nosso atual Presidente, que recentemente falou que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem econômica. Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar ao que não tem, encher o saco ao que tem pouco e beneficiar só a alguns. Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes. Quanto mais analiso os defeitos do Fernando Henrique e do Lula, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Dirceu é culpado, melhor sou eu como brasileiro, apesar de que ainda hoje de manhã passei para trás um cliente através de uma fraude, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não. Não. Não. Já basta!.

Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres que nosso país precisa.Esses defeitos, essa "esperteza brasileira" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana , mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, eleitos por nós. Nascidos aqui, não em outra parte...Entristeço-me, porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?

Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados.... igualmente sacaneados!!!

É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda...

Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias. Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Está muito claro...... Somos nós que temos que mudar.

Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo: desculpamos a mediocridade mediante programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido...
Sim, decidi procurar ao responsável e estou seguro que o encontrarei quando me olhar no espelho. Aí está. Não preciso procurá-lo em outro lado."

sexta-feira, outubro 13, 2006

Tudo começou assim...




Brasília, 19 de março de 2006.

Jornal Correio Braziliense, caderno trabalho & formação profissional.

Capa: RUMO AO QUEBEC


Rogério é o primeiro sempre a ler o jornal...enquanto eu preparo nosso café da manhã...rsrsrs

Nesta matéria relata todo o processo sobre a imigração na província canadense...eu lembro que o Rogério no mesmo dia nos inscreveu para a palestra...e na primeira quinzena de maio, num sábado - não me recordo da data - participamos do evento ministrado por Roche Paquette no Monumento JK.
O auditório realmente estava cheio...acho que todos estavam ali com o mesmo propósito...ir atrás de um estilo de vida melhor.

Para mim e ao Rogério foi interessante, pois tiramos algumas dúvidas, bem dito, "algumas dúvidas", pois dali em diante outras mais foram surgindo. E através de sites informados pelo Sr. Roche, o Rogério se empenhou em pesquisar todas, desde valores de moradia, emprego, escola, etc.

Somente agora no mês de setembro/2006 requeremos nossos passaportes, e no 10 de Outubro de 2006 encaminhamos nosso dossiê...agora sim, confesso que deu aquele friozinho na barriga...
rsrsrsrs

Iniciamos nosso curso de Francês...Rogério já está me saindo um bom aluno...apesar de dizer que se embaralha um pouco com o inglês...e agora eu, tô é misturando tudo com o alemão...parece que a língua está travada...rsrssrs
é uma questão de praticar mesmo...se dedicar...


"Tudo em nossas vidas é um desafio, seja ele pequeno ou grande, se você não o encarar, não saberá se valeu a pena,e por mais difícil ou distante que seje o seu sonho, confie em você, é nos tropeços que aprendemos e crescemos."

Au revoir ...


quinta-feira, outubro 12, 2006

Enviamos os documentos

Pronto! Enviamos nossa documentação para Buenos Aires no dia 10 de outubro. Depois de juntarmos toda a documentação colocamos em um sedex e enviamos para o Escritório de Imigração.
Pelo acompanhamento dos correios, deverá chegar na sexta-feira.
Sempre lí que as pessoas ficam se perguntando: Será que mandei toda a documentação necessária?... Nâo vou negar.. eu também fico me perguntando...

Mas agora é esperar... devemos ter alguma resposta do Escritório dentro de uns 15 a 20 dias. Alguns amigos me disseram que a entrevista deve ser marcada daqui há uns 3 meses e depois disso aproximadamente uns 45 dias deverá acontecer a entrevista.

Logo, pelos meus cálculos, deveremos estar ¨cara a cara¨ com o(a) nosso(a) entrevistador(a) lá para fevereiro. Tomara que seja isto mesmo, assim poderemos aperfeiçoar o nosso françês.

Alias, tenho algo a relatar sobre isto....

Eu já estou estudando na Paris Idiomas há uma semana... aulas todos os dias pela manhã. A Lú está fazendo aulas no ILAL, também todos os dias. Só que ela tem duas horas de aula por dia enquanto eu só tenho uma hora/aula.

Estamos gostando muito de nossas turmas. Cada um a seu modo.

A Lú tem uma turma só de mulheres (imaginem a fofoca.....). Mas ela disse que a professora é muito gente boa e que a turma é muito animada. Tem até uma aluna que também está se preparando para imigrar.

Já no meu caso é diferente. Estou estudando com dois professores nativos. Um é francês e o outro é Belga. Mas todos são muito bons... pelos menos tenho a vantagem de falar pouquíssimo em português em sala de aula.. O Cedric (Belga) está no Brasil há pouco mais de dois meses e não fala quase nada em português... estamos trocando experiências...rsrs O Julien (Francês) fala um pouco o português, mas já dissemos que se ele quiser aprender português com os alunos, deverá ser fora do horário de aula...rsrsrs

Se tudo correr bem, eu e a Lú, quando formos entrevistados, já estaremos com uma carga horária de 50 e 110 horas respectivamente. Não sei se será suficiente, mas espero que o nosso aprendizado seja suficiente para entendermos e conversarmos bem. Também estamos praticando fora do horário das aulas. A Lú está ainda na fase de confundir o alemão e eu estou confundindo com o inglês.... mas daqui a pouco vamos estar falando tudo direitinho.

Tenho lido alguns relatos de entrevistas de outras pessoas e tenho percebido que na hora, pode acontecer qualquer coisa. Tem gente que passa por verdadeiros interrogatórios... outros só tem uma conversa amigável. Por isto não vou ficar planejando como deverá acontecer... deixa acontecer.

Bem, depois eu conto mais um pouco.

CONTABILIDADE
Gastos com a obtenção do visto:

R$ 239,42 + Cn$ 540,00 (taxas) = R$ 1139,42

Outros gastos:
R$ 20,00 (combustível) + R$ 46,00 (sedex) = R$ 66,00

Mancadas: 02 (ufffa..)


TIMELINE
Envio da documentação: 10 out 2006


À bientôt
Rogério

sexta-feira, outubro 06, 2006

Passaportes prontos!!


Os passaportes já estão prontos.

Mais uma etapa concluída. Para aqueles que ainda não tiraram seus passaportes, vamos contar como é que fizemos.

Primeiro, acessamos o site da Polícia Federal que contém o formulário para preenchimento dos dados para requisição do passaporte (http://www.dpf.gov.br/). Lá vocês devem procurar o link ¨Informações e requerimento de passaporte (online)¨. Antes tivemos que pagar a taxa da GRU - Guia de Recolhimento da União. Foram R$ 89,71 para cada um de nós, ou seja, R$ 179,42

No dia do requerimento, levantamos cedo, pois o horário de funcionamento apesar de ser de 10:00 às 16:00hs somente as 90 primeiras senhas são atendidas.

Aliás sobre isto, cometemos a nossa primeira mancada (dentre muitos que ainda iremos cometer por inexperiência...rsrs). TEM COMO AGENDAR A VISITA. Não anotamos o número do telefone, mas liguem para a recepção e se informem a respeito: 3345-9501/02. Isto é em Brasília. Não sei como funciona nos outros estados.

Antes teve a questão das famosas fotografias 5x7. Aí vem a segunda mancada.Não pesquisamos os preços.

Uma dica aos iniciantes. Normalmente o fotógrafo tira somente DUAS fotografias. Realmente para emissão do passaporte são necessárias somente duas fotos. Ocorre que no preencimento da documentação para solicitação do visto de residente, é necessária mais UMA FOTO. Portanto, se você for tirar fotos, peça no mínimo TRÊS fotos 5x7.
Bem, por causa disto gastamos mais R$ 60,00 com fotografias. Mas tudo bem, já estamos com nossa documentação em dia.

Agora estamos montando o nosso pacote com toda a documentação necessária para enviar para o escritório em Buenos Aires. Acho que na próxima semana conseguiremos enviar esta documentação

Ahhh.. tem um detalhe para complicar ainda mais esta saga. Os bancários estão de greve estes dias. Por isto acho que teremos dificuldade com o pagamento de taxas e movimentação bancária. Mas esta é uma outra história.

Vou estar colocando um balanço contábil dos nossos gastos. Este balanço estará dividido em duas partes. A primeira irá mostrar todos os gastos com taxas, correio, exames, documentação, etc. A segunda parte irá mostrar os gastos com viagens, hospedagem, gasolina, etc. Estes gastos obviamente irão variar de pessoa para pessoa.

CONTABILIDADE
Gastos para obtenção do visto: R$ 239,42
Outros gastos: R$ 20,00 (combustível)

Mancadas: 02

No próximo post irei falar um pouco sobre os nossos estudos de francês....


À bientöt